Ser feliz é ter esperança no amanhã

 


Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397 equilibriumtc@hotmail.com 

No dicionário,  felicidade  é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar...

 Provavelmente, você respondeu que é tudo isso junto, o que torna ainda mais difícil a tarefa de nos reconhecer como pessoas  felizes de verdade.

Ser feliz é sentir prazer com as atividades diárias. É a consciência do prazer no momento do aqui e agora.  Estar feliz não é euforia, mas sim paz e plenitude. É estar seguro de que a vida vale a pena apesar de haver diversos momentos tristes.

“Para ser feliz, precisamos aproveitar o que temos”,,, Isso é porque eles lutam por metas realistas e estão felizes com a sua sorte. Gostar do que faz:  Pessoas felizes fazem o que gostam e gostam do que fazem - e não o  fazem  por dinheiro ou glória.  “Muitos esquecem que têm permissão para ser feliz no trabalho também.

Para ser feliz, é preciso se habituar com as coisas alegres, pensar sempre em algo positivo, tratando os problemas como um degrau e sendo feliz com os pequenos detalhes da vida.

Felicidade é sentimento que não é possível descrever em palavras. Também não é nada do que foi descrito acima, pois existem muitas pessoas que possuem muito do que foi descrito e são tristes, intensamente tristes. Então o que é ser feliz?

Ser feliz é lidar da melhor maneira possível com os problemas, com as dificuldades que a vida nos impõe. Ser feliz é conseguir sair inteiro de uma forte depressão. Felicidade é se reerguer depois de ter falido. Ser feliz é perder uma eleição e ter animo para se candidatar novamente. Felicidade é arrumar um emprego depois de muito tempo desempregado. Ou seja, felicidade é poder lidar com as dificuldades e tristeza que passamos a maior parte de nossas vidas. Temos mais momentos ruins do que bons. Por isso quem pensa que ser feliz é ter tudo de bom, tudo estar correndo as mil maravilhas sempre, está completamente errado, pois é impossível ter tudo de bom sempre. Feliz é aquele que consegue administrar sofrimentos.

Devemos a todo custo sempre buscar a felicidade. Lutar com todas as forças para ser feliz e, proporcionar felicidade àqueles que amamos, mesmo sabendo ser isto impossível. Mas devemos sempre estar preparados para o pior, para as dificuldades e sofrimentos.

Sofrer e manter o equilíbrio nos fortalece. Vencer dificuldades nos faz valorizar mais os momentos de felicidades, que são poucos. Enfrentar dificuldades a todo instante nos faz valorizar as coisas simples da vida, ou seja, aprendemos que a felicidade pode estar nas coisas singelas da vida, ou pelo menos deveríamos aprender a sermos felizes com as coisas simples da vida.

Viver é estar em dificuldades.  Se você esta trabalhando, estudando, têm uma família, ou seja, se você esta vivendo, você esta lidando com dificuldades, problemas, sofrimentos, sentimentos ruins. Mas jamais se esqueça de que você não é uma vítima, não é um coitadinho. Sofremos para que possamos aprender algo. Sofremos para que possamos aprender a verdadeiramente nos amar e, quando isso acontecer, não mais sofreremos.

A felicidade que buscamos a todo instante, se encontra dentro de nós, no nosso íntimo, na nossa alma, no nosso espírito. Ser feliz é acreditar nisso!

Quando entendermos que não precisamos mais aprender com a dor e, que podemos aprender com o amor, seremos felizes para sempre. Mas talvez nossa felicidade não seja neste mundo, pois como disse Jesus: “Há várias moradas na casa de meu Pai”. Talvez nossa recompensa, ou seja, a felicidade plena, não seja neste mundo, ou talvez não estejamos prontos ainda para sermos felizes por completo, ou ainda não tenhamos o merecido. Não importa. O importante é continuar tentando ser feliz. Procurar a felicidade que está escondida no nosso interior, mesmo que para isto tenhamos que pagar o mais alto preço que é o de nos amarmos e, o mais difícil nos perdoarmos. E depois de conseguir esta proeza de nos amarmos e de praticarmos o auto-perdão, estaremos prontos para amar a todos e termos o tão esperado encontro com a felicidade e sermos felizes para sempre.

Ser feliz é encontrar essas pequenas grandezas, essa paz que vive em uma consciência limpa. Sem nunca esquecer que a  felicidade  começa dentro de cada um, no cultivar de sentimentos bons e pensamentos positivos. Então, aproveite cada dia ao máximo e seja muito feliz, e repleto de dignidade!

Para receber a felicidade é preciso estar aberto à ela. Estar pronto para receber o que ela pode oferecer a você, e simplesmente saber que, se hoje as coisas não foram como você imaginou,  elas podem ser melhores amanhã.

Quando você percebe que não precisa ter para ser feliz, mas sim ser você mesmo, a felicidade toma conta de sua vida..

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”,  Carlos Drummond de Andrade.

Comentários