Quanto de fertilizante devo aplicar em meu jardim


 

Valter Casarin  engenheiro agrônomo, coordenador científico da  iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV)

O cálculo da quantidade de fertilizante pode parecer complicado, mas é algo bastante simples, mas não devemos considerar que as regras de cálculo possam ser feitas sem os devidos cuidados.

Dois pontos são indispensáveis no momento de fazer o cálculo:

 a quantidade de fertilizante por hectare (10.000 m²) ou por m²;

a natureza exata e composição do produto

Quantidade de produto

O primeiro ponto indica a quantidade de nutriente que será aplicado por determinada área do solo. Pode ser o hectare, quando adubamos extensas áreas, ou pode ser o metro quadrado (m²) para áreas menores como o nosso jardim. A quantidade é um número dado por tabelas estabelecidas por especialistas, que também depende fortemente da análise da composição nutricional do solo.

Um ponto importante para lembrar é em relação ao nitrogênio. Trata-se de um elemento que é lixiviável (percola no perfil do solo) quando na sua forma assimilável (nitrato), levando a ter perda deste nutriente no sistema. Sendo assim, um suprimento insuficiente em um solo com grande deficiência pode não dar resultado e arruinar o profissional ou desanimar o amador.

Vamos supor, que depois de obter a informação através da consulta na literatura (tabelas com recomendações para a planta desejada) e analisar o solo, você tenha uma boa estimativa das quantidades dos vários nutrientes que devem ser fornecidos ao solo. Normalmente, as quantidades das tabelas expressam em kg do nutriente por hectare, sendo assim, há a necessidade de transformar esses valores em gramas por m².

Exemplo: em meu solo necessito adicionar 50 Kg de nitrogênio por hectare. Um hectare (100 por 100 metros) é igual a 10.000 m², e um Kg sendo igual a 1.000 g, teremos:

50 Kg/ha= (50 x 1.000) / 10.000 = 5 gramas / m².

Então, se simplesmente dividir por 10, obtemos o valor para ser aplicado em m². Se meu jardim tem a área de 50 m² e a recomendação é adicionar 50 Kg/ha de nitrogênio, devo adicionar 5 gramas de nitrogênio para cada m². Como meu jardim tem 50 m², logo devo aplicar:  5x50 = 250 gramas de nitrogênio.

O outro ponto importante é a composição dos fertilizantes.

É absolutamente necessário conhecer a composição nutricional do fertilizante, seja ele de origem vegetal, animal ou mineral. Você tem que saber quais nutrientes você traz para o solo e em que quantidade.

Nesse momento precisamos desfazer a velha crença que o fertilizante rotulado como orgânico é menos prejudicial do que o fertilizante mineral, também chamado de "químico". O uso de 10 Kg de esterco fresco por m² irão poluir o ambiente muito mais do que 5 gramas de fertilizante mineral como o nitrato de amônio. Em muitas ocasiões essa crença permite a venda de fertilizantes orgânicos com o pretexto de facilidade de uso e baixo risco para o ambiente. Usar fertilizantes orgânicos sem fazer cálculos pode ser um grave erro, colocando o ambiente em risco.

Para conhecer a composição dos diversos fertilizantes disponíveis no mercado, é aconselhável verificar as informações obrigatórias nas embalagens de fertilizantes.

Muitos já entendem o significado das letras NPK, mas vamos ver precisamente o que os números significam. Esses números são as porcentagens dos vários elementos, começando com N (nitrogênio); P (fósforo); K (potássio) seguido por outros, Mg (magnésio), Ca (cálcio), S (enxofre), etc.

Exemplo: um fertilizante vendido em uma loja de produtos de jardinagem é rotulado como "fertilizante organo-mineral 04-14-08". Isso significa que encontraremos neste fertilizante 4% de nitrogênio, 14% de fósforo, 8% de potássio.

O fertilizante nitrato de potássio tem a seguinte garantia: 12% de nitrogênio e 45% de potássio. Significa que 12% da massa do fertilizante está na forma de nitrogênio.

Vamos fazer um cálculo para adubar o nosso jardim de 50 m². Os dados levantados anteriormente mostraram que preciso aplicar 50 Kg/ha de nitrogênio em meu jardim de 50 m², ou seja, necessito aplicar 250 gramas de nitrogênio. Vamos utilizar o produto citado acima, o nitrato de potássio, com 12% de nitrogênio.

O nitrato de potássio contém 12% de nitrogênio, ou seja, em cada 100 g de nitrato de potássio existe 12 g de nitrogênio.

Uma simples regra de 3, ou proporcionalidade, me dará:

(quantidade do elemento a ser fornecido) / (porcentagem do produto), ou

250 / (12/100) ou 250 / 0,12 = 2.083 gramas de nitrato de potássio, ou 2,1 kg,

O mesmo cálculo pode ser feito com outros fertilizantes, como os de origem orgânica. Por esse motivo é de grande importância saber a quantidade de nutriente contida na embalagem do fertilizante.

Em resumo, para calcular a quantidade de nutriente a ser aplicado ao solo, inicialmente procure uma tabela para a planta desejada, levando em consideração o que já contém no solo, obtendo, assim, a quantidade em Kg por hectare a ser aplicada. Divida por 10 e obtenha a quantidade por m², e multiplicando pelo número de m² da superfície do local onde o fertilizante será aplicado, terá a quantidade total de nutriente para fertilizar seu jardim.

Com a concentração do elemento marcada na embalagem do fertilizante, será calculada a quantidade a ser aplicada. Ao final, sua adubação estará atendendo a real necessidade da sua planta com total respeito ao ambiente.

As informações divulgadas pela Nutrientes para a Vida (NPV) são baseadas em dados científicos. A NPV tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

Comentários