O mascote Amarelinho está de volta à tela do SBT




Ricardo Fiorenza, Hélder Nóbrega e Marcio Gatica integrantes do Departamento de Criação Visual / O Amarelinho - (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

No próximo domingo, 13 de junho, o SBT dará início a exibição da Copa América, e os telespectadores terão de volta a companhia do famoso mascote Amarelinho torcendo pela Seleção Brasileira de Futebol. Totalmente repaginado e mais moderno, o mascote irá vibrar, torcer e comemorar os gols do Brasil. "Utilizamos os bonecos antigos como inspiração para não perdermos as características do personagem que já é uma tradição do SBT nos jogos da Seleção", diz Ricardo Fiorenza, Gerente do Departamento de Criação Visual.

 

A história do Amarelinho:

 

Próximo do início da Copa de 1990, o SBT, impulsionado pelo forte apelo ao público abrangente que acompanhava a sua programação, inovou ao criar um mascote televisivo para ludificar as transmissões dos jogos da seleção brasileira. O mascote foi logo apelidado de Amarelinho. Amarelinho era uma simpática bolinha de futebol, na cor amarela, que expressava as mesmas emoções do torcedor: chorava com o gol adversário, ficava tenso ao ver um ataque, tocava corneta e vibrava na hora do gol. Com o decorrer dos anos e das transmissões esportivas, Amarelinho foi sendo atualizado. Em 1992 passou a usar boné e ganhou uma família que torcia junto nas Olimpíadas de Barcelona. Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, passou a ter um rival, o Vermelhinho, que vibrava quando a equipe concorrente marcava um gol contra a seleção. Esteve presente também nas transmissões das Olimpíadas de Atlanta, em 1996 e na Copa da França, em 1998.

 

Ficha técnica da nova versão:

Daniel Amaro - Desenho do Personagem e Animação

Diovane Rocha - Modelagem 3D 

Marcio Gatica - Animação

Itamar Ferreira - Animação 

Hélder Nóbrega - Coordenador

Ricardo Fiorenza - Gerente

Comentários