Contribuições agroecológicas de feijão em sistema de produção e práticas de manejo








As duas principais culturas nas pequenas propriedades do país e presença assídua na mesa dos brasileiros, o arroz e feijão, são também opções mais presentes no sistema agroecológico. Em Goiás, a inserção deste cereal e da leguminosa em sistemas agroecológicos é desenvolvida na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

Dentro desta perspectiva de diversificação de cultivos e da redução da dependência de insumos externos e da manutenção dos recursos naturais, a equipe de agroecologia da Embrapa, em Goiás, acaba de publicar um documento que apresenta os resultados de experiência no campo, com o feijoeiro-comum.

A publicação “Produção Agroecológica de feijão – sistema de produção e práticas de manejo”, produzidos pelos pesquisadores Flávia Alcantara e Agostinho Didonet foi elaborada a partir de resultados experimentais de mais de 15 anos de pesquisa na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão e busca disponibilizar informações práticas, com base em princípios agroecológicos, tendo sempre o feijoeiro-comum como parte da biodiversidade do agroecossistema. A publicação aborda, também, alguns gargalos importantes do sistema produtivo, junto com possíveis formas de convivência e resolução dos mesmos, visando a uma produção que seja sustentável sob os aspectos social, econômico e ambiental.

Sempre seguindo o estilo de “sistema de produção”, o documento mostra desde o preparo do solo até cuidados pós-colheita e se destina tanto a agricultores, quanto a técnicos e estudantes, pois foi redigido em linguagem simples, como forma de atender um público mais amplo: “Temos ainda pouca informação técnica disponível para a transição agroecológica em áreas de feijão, principalmente, com dados apresentados de forma clara para aplicação direta pelos agricultores interessados na cultura”, esclarece Flávia Alcantara.

Resultados científicos - Baseado em resultados científicos, a publicação propõe demonstrar que é possível produzir feijão em sistema agroecológico, de forma sustentável, respeitando as necessidades ambientais e sociais. Os autores esperam que a obra possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema entre agricultores, técnicos e consumidores, beneficiando a comunidade em geral.

Esta é uma importante contribuição da Embrapa Arroz e Feijão para o arcabouço de conhecimentos em agroecologia. A Embrapa ao longo de sua história não poderia se furtar em desenvolver conhecimento em agroecologia de culturas tão importantes para os brasileiros, como o arroz e o feijão.

Acesse abaixo a pablicação.








Comentários