Cada um enxerga a vida por uma lente diferente



 Kamilla Machado Guimarães - Terapeuta e Consultora de Saúde Física, Mental, Emocional e Energética. Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada OMNI, Consteladora Familiar Sistêmica, Decodificadora Mente e Corpo (Medicina Germânica), Consultora em Biohacking, Terapeuta de Barras de Access e Reiki. Contato Profissional: Whatsapp: (62) 9 9383-2409 / Instagram: @institutokamillaguimaraes 


Este título é uma frase clichê, mas tem muito significado importante por trás. E para que você possa entender o que estou querendo dizer, vamos usar o túnel do tempo e ir direto no útero da sua mãe, onde tudo começou.

Desde que você estava no útero da sua mãe, você já tinha emoções, você sentia as sensações externas que vinham através dela, que não só eram sentidas por você, como eram armazenadas no seu cérebro formandoas suas memórias. TODAS as nossas memórias estão armazenadas no nosso cérebro, são de curto e longo prazo, algumas disponíveis facilmente na parte consciente da mente e outras ficam no subconsciente (também chamado de inconsciente por alguns), estas últimas memórias temos um acesso mais restrito ou nem temos acesso. Nosso cérebro é muito inteligente, somos seres perfeitos, por isso, as memórias e lembranças que temos de forma mais acessível são aquelas que mais usamos, o nosso cérebro entende como importantes para nosso bem estar e sobrevivência diários. Imagina só se lembrássemos de todos os segundos que vivemos, surtaríamos com tantas informações conscientes passando pelos pensamentos.

Sabendo de tudo isso, é fácil entender que cada pessoa vai ter emoções e sensações únicas e diferentes de todos os outros seres humanos da terra, mesmo em casos de filhos gêmeos idênticos, pois a forma como o cérebroarmazena as informações, emoções e sensações são diferentes, e assim também formamos nossa personalidade e nossa opinião em relação a tudo que nos rodeia.

Existe uma história, contada por Platão, chamada de “O Mito da Caverna”, onde várias pessoas teriam crescido dentro de uma caverna, com as mãos amarradas, na escuridão e enxergando somente uma sombra na parede da caverna, tudo que havia ali dentro era a verdade absoluta dessas pessoas, visto que elas não conheciam mais nada além disso. Um certo dia, um destes homens conseguiu escapar e andando pela caverna, ele percebe que haviam pessoas e uma fogueira projetando as sombras. Ao encontrar a saída da caverna, ele tem um susto ao deparar-se com o mundo exterior. Vendo tudo que havia lá fora, o sol, a natureza, todas as belezas, ficou encantado e voltou para avisar os demais, ninguém acreditou nele, disseram que estava louco, porque a realidade delas era outra. Tudo que estava armazenado na mente daquelas pessoasdesde que elas nasceram era a realidade que elas viveram. 

Assim somos nós, somos feitos de crenças armazenadas no nosso cérebro desde o útero da nossa mãe, existem registros na mente consciente e subconsciente. E se libertar dessas crenças não é fácil, se observarmos ao nosso redor podemos ver isso facilmente nas contradições que existem sobre política, religião, futebol...

Mas o fato é que não existe uma verdade absoluta, existem indivíduos que vivem cada um nas “suas cavernas”, de acordo com aquilo que viveu e experienciou em sua vida, no seu sistema familiar, pelas suas relações de amizade, amorosas, profissionais. Tudo é aprendido e pode ser reaprendido, você não precisa viver preso na caverna, basta decidir sair. 

O conhecimento e o autoconhecimento te ajudam a expandir a sua mente. Não acredite que só existe uma única caverna, vá além, se permita. O indivíduo que consegue se libertar dessas “amarras” e vivenciar o “mundo exterior” é aquele que vai além do pensamento comum, que não se contenta em viver no piloto automático, que questiona a realidade, que sabe que cada um tem uma lente, mas que é possível trocar de lentes para enxergar um mundo ainda melhor e evoluir constantemente, pois existem inúmeras possibilidades e diferentes verdades.

Gostou deste artigo? Compartilhe com quem você deseja que saia da escuridão da caverna!



Comentários