Alunos da E.M. Prof. João Arnaldo criam livro digital de parlendas




                                                  Livro digital: De fácil acesso, os livros feitos 

pelos alunos estão disponíveis no YouTube


Como forma de incentivar a leitura e resgatar nas crianças a tradição cultural, além de trazer mais alegria e ludicidade às aulas, as professoras Juliana Moitinho da S. Santos, Gislaine  Cristina Nogueira e Sandra Mara Carneiro Pereira, responsáveis pelas turmas de 2º ano da Escola Municipal Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, desenvolveram com seus alunos um livro digital de parlendas.

Publicado no YouTube, o livro apresenta vídeos de recitação de parlendas enviados pelos alunos durante as aulas online que estão sendo ministradas durante o período de pandemia.

“As aulas remotas para a criação do livro proporcionaram às crianças participação mais efetiva dos pais durante o processo de ensino e aprendizagem, criando oportunidades para que as famílias relembrassem cantigas e recitações que vivenciaram em suas infâncias, colaborando e enriquecendo ainda mais o conteúdo proposto. Nós adoramos o resultado”, enfatizou a coordenadora da unidade, Tamara Viota.

 De acordo com as idealizadoras do projeto, brincar com os textos, parlendas, cantigas e trava-línguas é essencial para auxiliar os alunos que estão no processo inicial de alfabetização.

“Recitar textos de fácil memorização, brincar com as rimas, criar algumas novas, observar a melodia que elas produzem, conhecer e compreender as versões para uma mesma parlenda compõem algumas das possibilidades de interação com esse conteúdo, proporcionando um aprendizado significativo”, observou Tamara.

Os livros estão disponíveis no canal da escola, que pode ser acessado através do link https://bit.ly/3w4oNXD.

Comentários