Temos 2 cérebros, um deles é o intestino!

 


Kamilla Machado Guimarães - Terapeuta e Consultora de Saúde Física, Mental, Emocional e Energética. Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada OMNI, Consteladora Familiar Sistêmica, Decodificadora Mente e Corpo (Medicina Germânica), Consultora em Biohacking, Terapeuta de Barras de Access e Reiki. Contato Profissional: Whatsapp: (62) 9 9383-2409 / Instagram: @institutokamillaguimaraes 


É isso mesmo, nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro. Você já sabia disso? Além de absorver nutrientes, nosso intestino possui funções que poucas pessoas conhecem, ele produz vitaminas e grande parte dos nossos anticorpos, melhora a saúde e a beleza dos cabelos, da pele e das unhas, além de produzir substâncias para o bem estar e bom humor, e aqui está inclusive a maior parte de produção de serotonina do nosso corpo.

Para quem não sabe o que é a Serotonina, é um neurotransmissor, muito conhecido como hormônio da felicidade ou hormônio do amor, é responsável por regular nosso humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade, funções cognitivas e sensação de saciedade.

Nosso intestino produz de 80 a 90% da serotonina do nosso corpo, e quando estamos com baixa concentração desse “hormônio da felicidade” estamos mais susceptíveis à insônia, falta de foco, mau humor, ansiedade, depressão, estresse, além do que, há um impacto na imunidade e no bem estar geral.

Consegue entender agora o motivo que nosso intestino é considerado como o segundo cérebro do nosso corpo? Pois bem, então, o que você pode fazer para melhorar a saúde do seu intestino, refletindo assim no seu bem estar, humor, imunidade e qualidade de vida?

O mais importante: consumir alimentos saudáveis, e isto quer dizer o que chamo de “Teoria da Floresta” (copiei este termo da Dra Roberta Genaro), que diz: “descasque mais e desembale menos”, ele te faz ter consciência do alimento que você está consumindo e quando tiver dúvidas, é só lembrar desta teoria, não tem erro.

Alguns alimentos podem te ajudar a aumentar a produção de serotonina, tenha eles sempre inseridos na sua alimentação: carne bovina, frango, ovos, peixe, banana, abacate, abacaxi, couve-flor, brócolis, nozes, amendoim, castanha do pará, amêndoas, spirulina (alga), cacau. Ou seja, alimentos ricos em triptofano. E inserir suplementos com ômega 3 também ajudam. Outra forma de aumentar a produção de serotonina é praticando exercícios físicos, fazer meditação, praticar Yoga, fazer exercícios de respiração consciente.

Muitos questionam o porquê eu segui numa linha integrativa de saúde, de olhar o ser humano nas 4 esferas de saúde (físico, mental, emocional e energético), uma parte da resposta está neste artigo: é impossível separar e tratar o mental sem olhar o físico, o que você come impacta seu emocional, seu emocional impacta o funcionamento dos seus órgãos, os eletrônicos expostos a você dia e noite mudam a frequência das suas células impactando seu estado físico e emocional, seus pensamentos produzem sensações físicas e emocionais. Você tem um corpo e ele é todo conectado, comece a cuidar dele com esta visão integral nas 4 esferas que compõe sua saúde, os benefícios são imensuráveis! Fez sentido para você? Me acompanhe também nas redes sociais. Até a próxima semana!



Comentários