Embrapa doa terreno e Caiado anuncia: " nasce hoje o Hospital de Câncer de Goiás"



Unidade será inspirada em Hospital do Amor, em Barretos
12, maio, 2021

Foto: Reprodução/Abrale


O governador Ronaldo Caiado (DEM) realizou vistoria nesta 3ª feira (11) em área que irá abrigar o Hospital do Câncer. O local fica próximo à Ceasa, na rua Doná Todica, esquina com a rua Amélia Rosa, no Residencial Barravento.

Após percorrer o local de 136,4 mil metros quadrados, doado pela Embrapa, o governador declarou: “Nasce aqui hoje o Hospital de Câncer de Goiás e, se Deus quiser, será o mais bem estruturado para atender a região e todas as pessoas que necessitem de tratamento de qualquer lugar do Brasil”.


Caiado agradeceu o apoio do governo federal e afirmou que a inspiração para a unidade é o Hospital do Câncer de Barretos, chamado carinhosamente de Hospital do Amor.

“Nossa população precisa ser tratada e muitos são obrigados a recorrer ao Hospital de Barretos. Isso aqui vai ser um hospital do SUS, do cidadão carente, de quem precisar, é um hospital público, que vai atender as pessoas de Goiás e de outras regiões também”, disse.

A Secretaria Geral da Governadoria é responsável pelos trâmites legais da doação do espaço.

A unidade terá espaços para internação, ambulatório, recuperação, quimioterapia, cirurgia, parte robótica, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também áreas para abrigar familiares dos pacientes que vierem de outros municípios para tratamento.

“Estamos apoiando todo o trâmite para garantir que tenhamos, o mais rápido possível, esse terreno garantido para que possamos iniciar o projeto e a obra desse que será o maior complexo hospitalar de tratamento de câncer da Região Centro-Oeste”, disse Adriano da Rocha Lima, titular da SGG.

O presidente do Hospital do Amor de Barretos, Henrique Prata, também esteve na vistoria.

“O projeto tem que ser virtuoso e ter apoio do Estado e da sociedade civil. Temos que fazer um hospital completo, com prevenção, tratamento, ensino e pesquisa. Senão, não vai tratar o câncer como deve ser tratado”, apontou.

Combate ao câncer

Em Goiás, o governo do Estado busca regionalizar a saúde para que os pacientes não precisem percorrer grandes distâncias para ter atendimento médico de qualidade.


Por isso, o Hospital Padre Tiago, em Jataí, assinou convênio com o Estado em 2019, no valor de R$11 milhões por ano.

No local há disponibilidade de leitos, cirurgias oncológicas e quimioterapia.

Em Goiânia, o Araújo Jorge tem investimentos de R$ 21.667.416,00 por ano para custear serviços ambulatoriais e assistência oncológica.

Em Uruaçu, o Hospital do Centro-Norte Goiano atende pacientes com Covid-19, mas será referência oncológica após a pandemia.

Em Itumbiara, também deverá ser instalado um centro oncológico dentro do Hospital São Marcos, de gestão do Governo de Goiás desde 2020.

Investimentos em 2 policlínicas regionais, localizadas em Posse e Goianésia, contam com carretas de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero.

Elas estão ligadas às Unidades Móveis de Prevenção ao Câncer, que desenvolvem ações na região.

Uma terceira policlínica será inaugurada em Quirinópolis ainda neste semestre.

Comentários