Política:- Parlamentares tomam posse na Assembleia Legislativa


Os 94 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado foram empossados nesta sexta-feira (15) ao mandato de quatro anos (2019-2023) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A sessão solene ocorreu no Plenário Juscelino Kubistchek, do Palácio 9 de Julho – sede do Poder Legislativo. Dentre os empossados, está o deputado Edmir Chedid (DEM).
O parlamentar assumiu o sétimo mandato consecutivo depois de receber 135.991 votos na última eleição, garantindo novamente a 11ª. colocação entre os mais votados. “Hoje é o início de outro importante processo, que continuará exigindo mais atenção e trabalho de todos os parlamentares reeleitos e muita determinação daqueles que assumem o primeiro mandato parlamentar”, disse.
Durante a cerimônia, o parlamentar voltou a reiterar os compromissos assumidos com a comunidade no último processo eleitoral, com atenção especial às áreas da educação, emprego, habitação, saúde e transportes. “Na prática, a continuidade do trabalho que já tenho realizado no Estado; e à experiência adquirida nos últimos anos, somo a vontade de renovar os desafios desta nova política.”
Edmir Chedid declarou estar preparado para os desafios da “nova política”, que, segundo ele, exigirá uma reorganização da estrutura do próprio Poder Legislativo. “Será preciso rever muitos conceitos para que o andamento da Assembleia Legislativa seja produtivo em benefício da própria comunidade. Teremos, já partir da próxima semana, muitas atividades na pauta de discussões”, comentou.
 
Perfil
Dos 94 deputados estaduais, 43 foram reeleitos e 51 novos parlamentares foram eleitos (dos 51, assumem o parlamento pela primeira vez 48 deputados). Entre as novidades, uma bancada ativista que será representada pela deputada Monica Seixas - cujo mandato será exercido por um colegiado de representantes –, além da primeira parlamentar transexual do Estado, Erica Malunguinho. 
“Um destaque dessas eleições foi justamente o crescimento da bancada feminina da Assembleia Legislativa. Nesta 19ª. legislatura serão 19 mulheres, compondo 20% do total de parlamentares, fato que considero importante e positivo para os andamentos da maior Casa legislativa em nível estadual. Na legislatura anterior essa bancada era formada por apenas 9,5% dos deputados”, comentou.
 
Partidos 
A 19ª. legislatura também contará com a presença de novas siglas no seu quadro partidário. Nos próximos quatro anos, a Assembleia Legislativa será composta por 15 deputados do PSL, 10 do PT, oito do PSDB, oito do PSB e sete do Partido Democratas; PR e PRB terão seis parlamentares cada. O PP, PSOL, NOVO e PODE terão, individualmente quatro representantes no Poder Legislativo. 
O MDB terá três deputados. PSD, PPS e PTB elegeram dois parlamentares de sua sigla. PV, PC do B, PHS, PDT, PROS, AVANTE, SD, REDE e PATRI terão um parlamentar cada. Dentre os deputados eleitos, 39 têm de 46 anos a 60 anos de idade - e 30 deputados têm entre 31 anos e 45 anos de idade. Na faixa etária entre 61 anos e 75 anos estão 18 candidatos eleitos; apenas dois possuem mais de 76 anos. Entre os mais novos, cinco candidatos eleitos têm até 30 anos. 
 

Comentários