O “Dia Internacional da Mulher” foi para lá de especial no Hospital de Amor Jales


 
Mensagens carinhosas motivam e trazem esperança, principalmente para quem está passando por um momento difícil, enfrentando o tratamento contra um câncer, por exemplo. Com o objetivo de trazer um dia especial as pacientes e familiares, o Hospital de Amor Jales realizou na última sexta-feira, 8, algumas atividades em alusão ao "Dia Internacional da Mulher".

Em parceria com a Biblioteca Ambulante do Instituto Sociocultural do HA, as ações foram realizadas no período da manhã e, uma delas, consistia em que cada paciente ou acompanhante tirasse um balão da caixa e o estourasse. Dentro do balão, continha uma mensagem de felicitações pela data, na qual ela lia em voz alta para outra mulher que ela tinha convidado para ir até a frente. "Achei a ideia tão singela e me emocionei, pois, justamente hoje, quem estava me acompanhando era minha mãe, e é claro, fiz questão de chamá-la e homenageá-la, uma mulher que representa muito pra mim e que tem sido muito importante no meu tratamento", afirmou a paciente Keli Regina Picolo de Lima, de 37 anos.

Assim como a Keli, outras pacientes puderam participar desse momento de integração. Segundo a equipe da instituição, esse era o principal objetivo: trazer mensagens de motivação. "Queríamos fazer algo que trouxesse realmente essa aproximação entre os pacientes. Quanto mais afeto, mais carinho eles sentem uns pelas outros, melhor é o tratamento e o dia a dia das pessoas. Estamos felizes com resultado", contou a estagiária do Instituto Sociocultural, Beatriz Botton.

Outra atividade também realizada paralela a gincana, foi o momento de beleza com as mulheres, promovido em parceria com maquiadoras voluntárias da cidade. A paciente Lucileide Dias de Oliveira (foto ao lado), de 37 anos, da cidade de Palmas (TO), participou da ação e disse que atitudes como estas aumentam a auto-estima e fazem com que se sintam "mais bonitas".

Conversando com ela, descobrimos uma linda história de luta e superação sobre sua trajetória até a unidade de Jales, na qual está em tratamento contra um câncer de mama desde outubro de 2018. "Em junho do ano passado, fui diagnosticada com esta doença. Eu estava no período de provas da faculdade, por isso, com a correria, fui sozinha buscar o resultado da biópsia. Confesso que, naquele momento, fiquei em choque, mas ergui a cabeça, segui para faculdade, fiz as provas e só depois contei para a minha família o resultado do exame", explicou.

Ela conta que mesmo quando se deu conta do diagnóstico, não se desesperou, mas concentrou-se em dar força a sua família. "O câncer não era tão desconhecido por mim. Por cursar farmácia, eu tinha alguma noção do tratamento. Talvez por isso que, ao contrário de muitas pessoas, eu não tive medo do processo em si e nem medo de perder o cabelo, mas eu não queria ver meus amigos e nem meus familiares sofrendo", contou.

Após a notícia, o jeito foi encarar a doença de frente. "Chegou o momento em que eu precisava fazer o tratamento. Tive que mudar para Jales com o meu marido e meu filho para fazer as quimioterapias, me acostumar com a distância, com o jeito das pessoas, com a saudade de casa. Mas eu não reclamo! Eu dou graças a Deus, por ter tido a graça de me mudar para esta cidade e por poder me tratar neste Hospital, que ambos me acolheram de uma forma que eu não sei como agradecer.", relatou Lucileide emocionada.

De acordo com a paciente, o sonho de se formar e ser uma farmacêutica não foi interrompido. "Eu tenho certeza de que, quando essa fase acabar, eu vou poder voltar para faculdade e dar sequência nos meus estudos. Eu não penso em doença, eu só penso na cura".

Para ela, a receita de tanto otimismo é a fé em Deus. Religiosa, ela diz que a todo o momento depositou sua confiança Nele, para que tudo desse certo em sua vida. "Estou no meio do caminho, ainda vou passar pela cirurgia, mas tenho que fé que vai dar tudo certo. Desejo a você mulher, que tenha cuidado com a sua saúde, que faça seus exames preventivos e se acaso estiver numa situação como a minha, que tenha muita fé, força e determinação. Não pense no problema, pense em Deus, que tem poder para resolvê-lo!", finalizou.

Comentários