Jales (SP):- 1ª Semana da Saúde será em abril

 
Numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada entre os dias 1° e 6° de abril, a 1ª "Semana da Saúde". O evento contará com uma intensa programação, cujo objetivo será a prevenção e diagnóstico de doenças.

Durante os quatro dias será apresentado alguns dos vários serviços que a saúde proporciona. Nisso incluirá averiguação da pressão arterial; exame do dextro, exame de sangue realizado com um aparelho digital para medir a quantidade de glicose na corrente sanguínea; avaliação antropométrica, que são as medidas primárias (utilizadas isoladamente) como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências, e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.

Também será focado em temas e atividades como fisioterapia com a apresentação da alto massagem; testes rápidos para detecção e prevenção de doenças contagiosas como o HIV, Hepatites e sífilis; atividades no stand de psicologia e no stand do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Jales), com orientações sobre transtornos emocionais. "O evento tem como finalidade informar para população os serviços ofertados pela rede de atenção básica e conscientizar a importância da prevenção na manutenção da saúde", enfatizou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.

A Semana da Saúde vai contar com o apoio da Unijales, IEP, Hospital de Amor, Etec e o NASF – AB (Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica) promovendo explicações e aprimoramentos técnicos sobre Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Além desta nova ação, já é disponibilizado em todas as ESFs de Jales aulas de atividades físicas para promoção a saúde, prevenção de agravos e qualidade de vida.

Comentários