Extreme Teams Challenge, inédita competição milionária por equipes, oficializa regulamentos

Cavaleiros tops do Brasil Doda Miranda e Marcello Artiaga são os idealizadores da disputa por equipes que terá 9 etapas e vai incrementar a temporada hípica em 2019. Regulamentos estão aprovados pela Confederação Brasileira de Hipismo e semana serão que vem serão divulgadas as primeiras equipes.

Doda Miranda e Marcello Artiaga idealizadores do XTC que vai agitar 2019 (Divulgação)
Doda Miranda e Marcello Artiaga idealizadores do XTC que vai agitar 2019
(Divulgação)

A Sociedade Hípica Paulista vai receber 3 etapas e o Play Off do XTC (Luis Ruas)
A Sociedade Hípica Paulista vai receber 3 etapas e o Play Off do XTC
(Luis Ruas)

Doda Miranda em ação na Rio 2016 (Hector Garrido)
Doda Miranda em ação na Rio 2016
(Hector Garrido)

Marcello Artiaga em ação no Clube Hípico de Santo Amaro, sede de 2 etapas (Duilio Andrade)
Marcello Artiaga em ação no Clube Hípico de Santo Amaro, sede de 2 etapas
(Duilio Andrade)
O regulamento do Extreme Teams’ Challenge (XTC), inédita competição por equipes entre abril a dezembro de 2019 que vai distribuir por volta de R$ 2 milhões em espécie, está aprovado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Idealizado e organizado pelo medalhista olímpico e pan-americano Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, e pelo medalhista pan-americano treinador Marcello Artiaga, o XTC contará com 8 etapas e um PlayOff, que serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas (SP) – sob a supervisão da Federação Paulista de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paranaense de Hipismo, com a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo. Até 16 equipes, compostas por 7 a 10 atletas, podem participar.
O regulamento do Extreme Teams’ Challenge 2019 das 8 etapas da competição e o regulamento para o Playoff foram aprovados e assinados pela CBH praticamente sem nenhuma alteração. A única sugestão feita pela entidade foi em relação à janela para a inclusão de novos cavaleiros às equipes. A formação das equipes está bem avançada e será divulgada na semana que vem juntamente com lançamento do portal do evento.
Originalmente, as equipes teriam de definir seus atletas até 21 de janeiro e só poderiam alterar a lista em julho. Com a sugestão da CBH no regulamento, as equipes com 7, 8 ou 9 cavaleiros e/ou amazonas não ficam mais limitadas ao período estabelecido anteriormente na janela de inclusão e podem agora incluir atletas adicionais, durante toda a temporada,respeitado o limite máximo de 10 atletas , desde que, até 7 dias antes da próxima competição do XTC.
“Fora esta sugestão, o regulamento foi integralmente aprovado, o que demonstra, de forma inequívoca, que a Confederação Brasileira de Hipismo, as Federações Estaduais e os Clubes envolvidos darão todo o apoio ao projeto e consideram o Extreme Teams’ Challenge de grande importância para a continuidade da evolução do Hipismo Brasileiro, tanto organizacional quanto tecnicamente”, destaca Marcello Artiaga, organizador do XTC.
Calendário definido – Com a participação de competidores de todo o país, abrangendo de amadores e jovens promessas do hipismo brasileiro a consagrados ginetes com experiência internacional, o Extreme Teams Challenge terá uma programação em 9 atos, sendo 8 competições na temporada regular, de abril a novembro, e um PlayOff, em dezembro. Em cada competição, a cidade-sede será a capital do hipismo no Brasil. Abaixo a relação de etapas, datas e locais de competição:
1ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo,SP) – de 04 a 07 de abril
2ª Etapa – Sociedade Hípica Paranaense (Curitiba, PR) – de 25 a 28 de abril
3ª Etapa – Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo,SP) – de 30 de maio a 02 de junho
4ª Etapa – Haras Albar (Campinas,SP) – de 07 a 09 de junho
5ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 13 a 16 de junho
6ª Etapa – Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo,SP) – de 04 a 08 de setembro
7ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 25 a 29 de setembro
8ª Etapa – Sociedade Hípica Brasileira (Rio de Janeiro, RJ) – de 21 a 24de novembro
PlayOff – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo,SP) – de 05 a 08 de dezembro
Regulamento Geral Extreme Teams Challenge 2019
Regulamento Extreme Teams Challenge Play Off 2019

Comentários