Poesia em luz: Cauê Maia ensina a construir Bazucas Poéticas no POW Festival em Ribeirão Preto

As Bazucas Poéticas projetam frases luminosas que transformam muros,
 praças e fachadas em espaços de arte, afeto e crítica social | Créditos: Cauê Maia


Artista e pesquisador também apresenta oficina e exposição “Futuro Offline”, que questiona o impacto da era digital por meio de dispositivos analógicos e poesia urbana. As inscrições são gratuitas

 

O POW Festival, que acontece no espaço A Fábrica, nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com uma programação gratuita que conecta arte, tecnologia e experimentação. Entre as atrações desta edição, um dos destaques é o trabalho do Coletivo Transverso, liderado pelo artista, poeta e pesquisador Cauê Maia, que convida o público a explorar a poesia de um jeito diferente: com luz, projeção e tecnologia artesanal.

 

O artista apresentará a oficina “Bazucas Poéticas, projetor de slides faça-você-mesmo” e a exposição “Futuro Offline”, experiências que se destacam pela conexão entre arte e tempos digitais. Todas as atrações têm inscrições gratuitas já disponíveis no site powfestival.com.br

 

Oficina interativa

 

A oficina de Bazucas Poéticas ensinará aos participantes o passo a passo da construção do dispositivo, um projetor analógico portátil criado por Cauê e desenvolvido junto ao Coletivo Transverso. Com ela, poemas e imagens se transformam em intervenções luminosas que ocupam muros, praças e fachadas com palavras de afeto e crítica.

 

Durante o encontro, além de aprender a construir e utilizar o dispositivo, haverá o sorteio das bazucas produzidas. “É uma oportunidade de vivenciar o processo de criação e entender como a poesia pode ser um gesto de luz e presença no espaço urbano”, explica Cauê Maia.

 

A oficina será no sábado, 6, a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site, onde também deve ser realizada a retirada dos ingressos para o festival.

 

Exposição “Futuro Offline”

 

Já a exposição “Futuro Offline” apresenta poemas-objetos cinéticos e autômatos analógicos, manifestações artísticas que combinam a poesia visual com elementos de movimento físico e mecânico, que questionam a velocidade dos avanços tecnológicos e o excesso de informações ou desinformações.

 

Entre os trabalhos em exposição, estarão dispositivos que combinam movimento, luz e engrenagens, evidenciando o contraste entre o mundo físico e o digital. As Bazucas Poéticas e outras obras presentes na exposição estarão também disponíveis para compra, junto com cartazes lambe-lambe, quadros, bottons e outros produtos.

 

Sobre o POW Festival

 

Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.

 

Programe-se

POW FESTIVAL - 3ª edição (2025)

Data: 6 e 7 de dezembro

Local: A Fábrica - Rua Mariana Junqueira, 33

Ingressos: powfestival.com.br

Idealização: Instituto SEB

*Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro.

Projeto: “POW FESTIVAL - 3ª Edição” é aprovado na Lei de Incentivo à Cultura - Federal: PRONAC 251387.

 

 

A oficina de Bazucas Poéticas, que ocorrerá durante o POW Festival, ensinará o passo a passo da construção do dispositivo | Créditos: Mihai Leaha

Comentários