Geopolítica, substantivo feminino

 


21 | SET | 2021


 Daqui a pouco, às 10h a Assembleia Geral das Nações Unidas terá lideranças de todo o mundo falando na TV. Quantas serão mulheres? Quantas mulheres se sentirão representadas?

Pesquisadores das universidades do Texas A&M and Brigham Young compilaram um estudo global correlacionando políticas institucionais machistas/misóginas (leis sexistas, direitos desiguais à propriedade, casamento infantil, poligamia, indulgência à violência de gênero etc) e o grau de instabilidade dos países. É capa da The Economist.

Entre várias evidências de que há falta de representatividade feminina nas grandes decisões, o estudo mostra que entre 1992 e 2019, apenas 13% dos negociadores e 6% dos signatários de acordos de paz eram mulheres. No entanto, a paz tende a durar mais quando as mulheres estão à mesa, comprova o estudo. A Libéria acertou e encerrou uma terrível guerra civil; os novos governantes do Afeganistão, não.

“Esse índice de costumes sexistas, se existisse há 20 anos, teria alertado como seria difícil construir uma nação no Afeganistão e no Iraque”, destaca o texto, lembrando que depois que os Estados Unidos e seus aliados derrubaram o Taleban em 2001, a matrícula de meninas afegãs na escola primária aumentou de 0% para mais de 80%. O nascimento de bebês caiu pela metade. O casamento forçado tornou-se ilegal. Mas ninguém duvida seriamente que as mulheres e meninas afegãs tiveram grandes ganhos nos últimos 20 anos, ou que esses ganhos agora estão em risco.

E para quem acha que esse é um problema distante, é bom saber que no Afeganistão, mesmo neste momento difícil, o Parlamento conquistou 27% de mulheres. Está à frente do Brasil, que tem 15%. O Brasil também perde para quase todos os países da América Latina em percentuais de participação política de mulheres. O Brasil também é o quarto país do mundo no ranking de casamento infantil (Unicef) e, por aqui, um terço das mulheres morrem apenas por serem mulheres.

Equidade é necessária para uma sociedade mais justa. E a política externa não deve ser ingênua. A geopolítica não deve ser vista apenas através de uma lente feminista, mas essa lente tem que ser considerada tanto ou mais do que deve ser com a lente da economia, da proliferação nuclear ou outros temas macros. E se equidade é uma questão estratégica diante da pressão de investidores institucionais pela aplicação e transparência de práticas ESG, deveria também o ser no modo de governar uma Nação.

Legisladores que deixam de considerar os interesses de metade da população não podem esperar entender o mundo.

#DESTAQUES

Mais um recorde - O desmatamento atingiu 1.606 km² da Amazônia em agosto, uma área equivalente a cinco vezes o tamanho do município de Belo Horizonte (MG) e o maior índice para o mês em dez anos. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Tecnologias Verdes - Suplemento especial de hoje no Valor traz uma série de reportagens sobre reciclagem, energia renovável, carros elétricos e logística reversa.

Créditos de Carbono - O Brasil tem a oportunidade de gerar créditos de carbono de US$ 100 bilhões até 2030. As estimativas constam de um estudo inédito conduzido pela seção brasileira da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), em parceria com a consultoria especializada em gestão de ativos ambientais Way Carbon.

#ARTIGOS

Anette Von Sholden e Marcelo Montenegro - Caminhos para uma retomada verde, distante do greenwashing

Rana Foroohar - As mulheres vão redefinir o trabalho

Alexandre Mansur - Qual será o sanduíche bom para o clima?

André Fran - Pode queimar estátua de racista?

Ronaldo Seroa - O sistema brasileiro do comércio de emissões

#ENTREVISTAS

Negócios Sociais - Em entrevista ao Capital Reset, as diretoras Gabriela Bonotti e Anna de Souza Aranha falam sobre a estratégia da empresa de impacto social e as parcerias feitas nos últimos anos.

Tecnologia - Em entrevista à Forbes, o presidente da Schneider Electric para a América do Sul, Rafael Segrera, fala sobre crise energética, sustentabilidade e eletricidade 4.0.

#EMPRESAS

Petrobras anunciou ontem que tem ambição de ser carbono zero.

CI&T quer encerrar 2021 com 41% dos funcionários compostos por pessoas pretas, com deficiência, LGBTQIA+ e mulheres.

Ambipar lançou a oferta inicial de ações de seu negócio de gestão de resíduos, batizado de Enrivonmental ESG Participações.

Boa Safra Sementes inaugurou em Cabeceiras (GO) sua primeira usina de energia solar fotovoltaica em uma unidade de beneficiamento.

Volvo desenvolveu  em parceria com a Casca Footwear, um tênis sustentável, que utiliza pneus e garrafas plásticas em sua composição para celebrar o Dia Mundial Sem Carro.

#EVENTOS

Conselhos - A Bússola promove hoje, ao meio-dia, um webinar para debater o novo perfil dos conselhos empresariais, a importância de eles se tornarem mais inclusivos e como a agenda ESG pode contribuir para ampliar a diversidade.

Amazon Day - O tema “Rumo para uma Amazônia Sustentável” será debatido na 4ª edição do Amazon Day, evento promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a partir das 16h.

Foruns pelo clima - A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura será co-organizadora esta semana de um evento da Climate Week NYC e dois debates do Global Landscapes Forum (GLF Amazonia), onde também estará presente em outras duas discussões.

#AGRONEGÓCIO

Parceria - A AGBI, gestora de recursos com foco em investimentos em ativos reais no país, informou que estabeleceu uma parceria com a startup Agrorobótica para avançar em serviços de certificação de carbono e nutrientes em solos.

Monetização - Uma metodologia desenvolvida pela agtech Ecofix Securities, de Piracicaba (SP), promete remunerar os esforços adicionais dos produtores rurais brasileiros para conservar os recursos naturais nas fazendas e para seguir os critérios ESG. A empresa utiliza algoritmos de precificação e mecanismos financeiros para calcular o resultado das ações sustentáveis.

#DIVERSIDADE

Emmy - Ensejada nas indicações e reprisada durante a cerimônia, a prometida mudança no Emmy para contemplar gente e histórias mais diversas não se traduziu em prêmios. Atores e atrizes não brancos eram 41% dos indicados e não receberam nenhuma estatueta.

#FINANÇAS

Bolha - O Banco de Compensações Internacionais, instituição considerada o banco central dos bancos centrais, alertou ontem, em seu relatório trimestral, para a possibilidade do surgimento de uma "bolha verde", diante do aumento dos chamados investimentos "sustentáveis".

Investimentos Sustentáveis - Bill Gates acaba de levantar US$ 1 bilhão para um fundo criado para acelerar e baratear fontes alternativas de energia limpa. Quatro tecnologias estão no alvo do fundo: hidrogênio verde, combustível de aviação sustentável, baterias com armazenamento de longa duração e captura de carbono do ar.

#INTERNACIONAL

Austrália - Um bairro da cidade de Wilton, na Austrália, vai adotar tetos claros e quintais maiores para evitar ilhas de calor e mitigar as temperaturas extremas que já chegaram a 50 graus na região. Telhados escuros serão proibidos e os quintais serão expandidos em todas as novas casas construídas.

#MEIO AMBIENTE

Lixo no Mar - Os organizadores do mutirão de limpeza subaquático realizado na Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, divulgaram o balanço da operação. Ao todo, a ação recolheu 1,1 tonelada de entulhos do mar.

Água - A Prefeitura de Paty do Alferes lançou o projeto Caminho das Águas com objetivo de proteger, conservar e melhorar a qualidade dos corpos d’água localizados no entorno das unidades escolares do município.

Reciclagem - Estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) em parceria com a Braskem revela que em 2019 foram consumidas 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos na reciclagem, 52,5% originário do pós-consumo. É muito pouco para um país que produz 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano.

#SOCIAL

Garimpo - Um helicóptero apreendido no último dia 26, durante uma operação de combate ao garimpo ilegal em terras Yanomami, em Roraima, pertence à Polícia Civil do Rio de Janeiro. Na operação, realizada durante 20 dias em diversos municípios de Roraima, foram apreendidas 86 aeronaves que era utilizadas em atividades relacionadas ao garimpo ilegal.

Documentário - Uma delegação de indígenas brasileiros está na França para acompanhar o lançamento do filme documentário Terra Libre, produzido pelo diretor Peter Gert-Bruch, fundador da ONG Planète Amazone. O documentário lembra várias décadas de luta do cacique Raoni e de sua comunidade contra a exploração de terras indígenas no Brasil.

Estratégia ESG é uma iniciativa de Alter Conteúdo em parceria com a agência epbr

Comentários