O não racionamento presente

 


A neurociência confirma: quando se quer evitar uma situação, evite repetir a mesma palavra em negação tantas vezes. Da mesma maneira, qualquer media training explicita: diante de uma crise, seja transparente e busque as medidas que vão administrar essa crise. Lições que foram fartamente ignoradas ontem (!) pelo Governo Federal em relação à crise hídrica, a maior em 91 anos.

Já pela manhã, o Diário Oficial da União trouxe edição extra com decreto que estabeleceu medidas de redução de consumo de energia 22 mil unidades consumidoras da administração federal, as autarquias, excluindo empresas estatais. Um pouco mais tarde, após realizar reunião da Câmara de Regras Excepcionais para Geração Hidroenergética (CREG), convocou uma entrevista coletiva que aconteceria no fim do dia, gerando expectativas no mercado de anúncio de medidas adicionais. Não vieram. A entrevista era especificamente para negar um racionamento, mesmo ante estudos que há meses já projetam gargalos, ou da realidade de apagões que começam a surgir, exemplos do Amapá e Roraima.

O resultado foi o que poderia se esperar de ações atrapalhadas como essa, ante uma crise já conhecida, datada, e precificada: fuga de capital. "Há grandes chances de termos PIB de zero ou menos que zero com crise hídrica. Por isso, saímos totalmente de nomes ligados ao PIB doméstico", disse Paolo Di Sora, gestor e sócio da RPS Capital em painel da 11ª edição da Expert XP.

Em nova nota técnica, o ONS informou que o Brasil precisa aumentar em 7% a oferta de energia para garantir o suprimento de eletricidade a partir de setembro de 2021. Isso é mais do que a hidrelétrica de Itaipu, a maior do país, tem gerado todos os dias por estar com seu reservatório baixo. Ou seja: teremos crise, mesmo ante negativas. E pior, diante de um cenário em que a economia brasileira ainda está sob efeito da pandemia com impactos inevitáveis ante a inflação.

Especialistas do Instituto Clima e Sociedade classificam a resposta do governo à crise como negacionista. Outros especialistas, ex-diretores da Aneel, veem na crise má administração. Há quem suscite o paradoxo de termos tanta abundância de água e vivermos sempre diletantes na escassez do recurso. E quem puxe pelos dados para bater na tecla do desperdício. Afinal, mesmo ante essa crise, o Brasil desperdiça energia de uma Itaipu por dia; e de água: Quase 40% de toda água captada, tratada e distribuída no País é perdida.

"Não há como negar a similaridade com o que ocorreu em 2001. Assim como naquela época, vivemos a expectativa de uma recuperação econômica após uma grave crise global. E, assim como naquela época, parece que verificamos uma questão disfuncional", avalia Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas.

A diferença entre 2002 e os dias atuais, no entanto, é que lá atrás ainda tínhamos bem mais florestas, com perspectivas de melhoras de temperatura e chuvas; menos queimadas e menos risco climático extremo. E o negacionismo era mais brando, já que não convocava nem coletivas e nem golpes.

#ARTIGOS

Opinião Valor - Queimadas voltam a atingir principais biomas

Winston Fritsch - Riscos climáticos e incerteza financeira

Míriam Leitão - Crise se agrava no setor elétrico

Adriana Fernandes - Governo evitar falar em racionamento não muda o fato de que País está sob risco de apagão

Edvaldo Santana - Demora em adotar ações para atender a demanda por energia vai sair caro

Zeina Latif - O exemplo da prefeita socialista de Paris

Carlos Bocuhy - Desertificação e crise hídrica põem o Brasil num caminho sombrio

Claudio Garcia - ESG faz startups assumirem suas vulnerabilidades

Robert Armstrong  - Time ESG luta de volta

Suany Silva - A segurança alimentar como política pública no Brasil

#ENTREVISTAS

Créditos de Carbono - Em entrevista ao Capital Reset, o CEO da Suzano, Walter Schalka, falou sobre as oportunidades em novos mercados, como o de créditos de carbono, e a mudança cultural pessoal e na empresa para incorporar as questões ESG.

#EMPRESAS

Localiza encerrou o 1º trimestre com avanço de 88% de crédito de energia limpa com uso de energia solar em suas operações.

CSN ganhou o prêmio Faz diferença por seu programa de oportunidades para mulheres, negros e pessoas com deficiência.

Mercedes-Benz anunciou que vai projetar ônibus elétrico no Brasil

#EVENTOS

Desmatamento - Na live “O Acordo de Paris e a Amazônia: Oportunidades para Produzir e Conservar” - o quinto, de uma série de seis encontros virtuais realizados pelo Valor em parceria com a Coalizão Brasil Florestas, Clima e Agricultura, apresentou os caminhos e a importância de deter o desmatamento.

Conferência Brasil Verde - Realizada pelo Estadão ontem, a Conferência Brasil Verde 2021 reuniu especialistas para discutir os avanços na agenda sustentável das empresas e do governo. Para todos que participaram é preciso o envolvimento de todos para o Brasil melhorar a sua imagem e reforçar os indicadores ambientais do país.

#AGRONEGÓCIO

Agricultores - Apoiar comunidades locais de países com altas taxas de desmatamento na adoção de práticas regenerativas e agroflorestais: esta é a base dos trabalhos da reNature, organização com sede em Amsterdam criada pelo holandês Marco de Boer e pelo brasileiro Felipe Villela. Para impulsionar esses planos, a fundação uniu-se à Camta (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, no Pará), para ajudar pequenos agricultores na geração de 242 créditos de carbono.

#CLIMA

Mata Atlântica - O Brasil arde em chamas, de Norte a Sul, mas o bioma onde vivem 72% da população e do qual restam 12,4% da cobertura original é extremamente suscetível ao fogo. Os incêndios deste ano são resultado de uma tempestade perfeita: crise hídrica, frio intenso que causou geada e deixou a vegetação queimada e ainda mais seca.

Redução de Gases - 18 estados brasileiros já adotaram políticas sobre mudanças climáticas e 19 possuem fórum para tratar do tema com representantes da sociedade civil, mas apenas cinco têm metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). As informações são de um relatório do CDP Latin America.

Vôlei - A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) aderiu ao projeto Evento Neutro, em uma parceria com a Eccaplan - Empresa de consultoria em sustentabilidade, responsável pelo programa "carbono free". De 2017 até 2021, foram neutralizadas mais 1,3 mil toneladas de CO2.

Corumbá - A fumaça dos incêndios no Pantanal está, mais uma vez, sufocando a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Nos últimos dias, houve um aumento de 25% na busca de atendimento por problemas respiratórios. Em 48 horas, o município chegou a registrar mais de 130 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Seca - A seca na região Sul agravou as condições do setor elétrico brasileiro, que terá de apelar à energia armazenada nos últimos anos em hidrelétricas do Nordeste para garantir o abastecimento de luz nos próximos meses. A decisão preocupa os usuários do rio São Francisco, que conviveram por anos com restrições para poupar água.

#ENERGIA

E daí!? - Durante evento ontem, em Brasília, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que não vê problema na alta da conta de energia, que tem pesado a cada dia no orçamento das famílias. Segundo ele "Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?".

Crise Hídrica - Rechaçando racionamento de energia, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou ontem um plano de descontos na conta de luz para os consumidores residenciais e empresariais que se dispuserem, voluntariamente, a economizar energia. Porém, não houve detalhamento desses descontos.

Economia de Energia - O governo federal publicou decreto que estabelece medidas para redução do consumo de energia elétrica na administração pública federal. A redução deve ficar entre 10% e 20% até abril de 2022.

Hidrogênio Verde - Um dos elementos mais abundantes no universo e uma das grandes apostas para o futuro da energia, o hidrogênio verde vem vencendo aos poucos os obstáculos para produzi-lo de forma livre de emissões.

#INTERNACIONAL

Austrália - Um grupo de acionistas ativistas está levando a petrolífera australiana Santos aos tribunais por suas alegações de que produz “combustível limpo” e planeja atingir emissões líquidas zero até 2040. Eles alegam que tudo não passa de "greenwash" para seus investidores.

#MEIO AMBIENTE

Parques - O Ministério Público Federal deve publicar nas próximas semanas uma recomendação ao governo federal que poderá resultar na retirada de todas as reservas extrativistas (Resex) do programa Adote um Parque, por violação dos direitos das comunidades tradicionais. Atualmente, das oito unidades adotadas, cinco são Resex.

Reflorestamento - Um novo estudo mostra que o reflorestamento faz mais do que proteger a Terra com folhas verdes. Ele produz nuvens que também protegem o planeta dos raios solares, ajudando a resfriar o clima, ainda mais do que se pensava anteriormente.

São Paulo - O Parque Estadual do Juquery, mesmo tendo sido criado há quase 30 anos ainda não tem um item básico para o funcionamento de uma unidade de conservação: o plano de manejo. O parque teve cerca de 80% de sua área afetada por um incêndio que começou domingo e só foi extinto na terça (24).

Lagoa Viva - Lagoas poluídas que poderão ser completamente revitalizadas em seis meses. Esse é um dos objetivos do Programa Lagoa Viva, que será lançado hoje em Maricá. Com tecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e feito em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o programa trata o esgoto e utiliza o próprio meio ambiente para revitalizar lagoas.

#POLÍTICA

Amazônia - O vice-presidente Hamilton Mourão disse ver a Amazônia na mira da China e não mencionou o aquecimento global em evento do IGVB (Instituto General Villas Bôas). Na sua visão, a floresta está nos planos da política externa do governo chinês na busca por regiões ricas em água.

#SOCIAL

Bolsa Família - A maioria dos beneficiários excluídos do Bolsa Família deixa de passar pela regra que permite uma saída gradual do programa social. A interrupção abrupta dos pagamentos gera instabilidade financeira para aqueles que tentam se inserir no mercado de trabalho, muitas vezes de forma informal e com uma série de dificuldades. As conclusões são de um estudo do Banco Mundial.

Estratégia ESG é uma iniciativa de Alter Conteúdo em parceria com a agência epbr

Comentários