Palestra em São Carlos apresenta projeto Cientista Chefe, que aproxima universidade da gestão pública no Ceará

Jorge Lira, Cientista Chefe da Educação, apresentará ideias e principais ações na área, nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, São Carlos recebe Jorge Herbert Soares de Lira, Professor Titular do Departamento de Matemática e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), para palestra no "II Encontro de Educadores: A estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e em sua permanência na escola". Lira divide seu tempo na UFC com atividades na Secretaria Estadual de Educação do Ceará, onde é Cientista Chefe da Educação, um dos cargos criados no âmbito do programa Cientista Chefe, que busca colocar os melhores cientistas nos gabinetes da gestão pública estadual.
O objetivo do arranjo criado pelo programa Cientista Chefe é identificar soluções de Ciência, Tecnologia e Inovação voltadas à melhoria dos serviços públicos e, desta forma, à qualidade de vida da população. Especificamente na área da Educação Básica, as ações partem das avaliações educacionais para buscar uma abordagem sistêmica visando a melhoria da proficiência em Matemática e Ciências, pela integração entre currículo, avaliação, formação e material estruturado. Na visita a São Carlos, Lira compartilhará essas ações e seus primeiros resultados, pouco mais de dois anos após a implantação do Programa.
O evento é uma promoção da EduSCar, rede criada no final de 2018 justamente para aproximar as universidades de São Carlos e seus centros de pesquisa do esforço voltado à qualidade da Educação nas escolas públicas do Município. Integram a EduSCar: o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), sediados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) e o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), sediados na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos; a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos.
A palestra de Jorge Lira acontece das 19 horas às 20h30, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A participação é gratuita e aberta às pessoas interessadas. Inscrições e mais informações no site da EduSCar, via http://bit.ly/34OTTVm. Apoiam o evento, além da EduSCar, da UFSCar e da USP, o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comentários