Projeto do IEE inicia primeiro ano de formação para professores de Araçatuba (SP)

Com patrocínio da WestRock, iniciativa irá capacitar cerca de 80 profissionais da Educação em alfabetização corporal e esporte educacional nos próximos meses

Agora, Araçatuba (SP) também faz parte do Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Na quinta (17) e na sexta-feira (18), serão realizadas as primeiras capacitações do projeto no município, com o patrocínio da WestRock, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Ao longo do segundo semestre de 2019 e primeiro do próximo ano, serão realizados três módulos de formação, com a participação de 60 professores e coordenadores da educação infantil e 20 gestores públicos, todos da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira, das 8h às 12h, será realizada a formação com os gestores, no Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha, no bairro Vila Bandeirantes. Serão trabalhados temas como conceitos e pilares da Escola Ativa e as ferramentas de diagnóstico das escolas para a formação de uma rede de Escolas Ativas.

No dia seguinte, também no Ginásio Municipal, será a vez dos professores e coordenadores pedagógicos serem capacitados pelo IEE. Das 8h às 17h, serão abordados os conteúdos: “Manifestações do Esporte”, “Princípios do Esporte Educacional” e “Conceito de Alfabetização corporal e esportiva”.

“O objetivo do projeto, neste primeiro ano de intervenção, é contribuir com a formação dos educadores e a qualificação dos projetos e programas nas áreas da Educação Física e Alfabetização Corporal. A ideia é valorizar a escola como um espaço significativo de prática consciente da Educação Física e do Esporte e, consequentemente, ampliar a oferta de atividades regulares para os alunos”, explica Fábio D´Angelo, coordenador pedagógico do IEE. Ele e Ceres Prado serão os responsáveis pela formação no município.

“Os professores e coordenadores terão a oportunidade de integrar a teoria e a prática da Educação Física/Corporal em conteúdos relacionados com o esporte educacional e seus princípios pedagógicos, a pedagogia do jogo, alfabetização corporal e sua aplicação na Educação Física e educação infantil, ampliação da cultura de movimento, organização de evento e gestão de projetos”, completa Fábio.

Já com os gestores públicos, a formação irá trabalhar conteúdos relacionados à Escola Ativa, educação corporal e alfabetização corporal, tendo como meta criar um plano de ação para a construção de uma rede de Escolas Ativas.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Araçatuba (SP)
Datas: Quinta-feira (17) e sexta-feira (18)
Horários: 8h às 12h e 8h às 17h
Locais: Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha (rua Francisco Braga, 281 - Vila Bandeirantes).

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Comentários