Podcast traz pesquisadores da Sociologia debatendo temas em destaque, começando pelo STF

"Coletividades" é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia com laboratório de divulgação científica da UFSCar
Estreou nesta semana o podcast "Coletividades", parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, atuante na área de divulgação científica há 13 anos. Nesta primeira temporada, a cada 15 dias um novo episódio reúne pesquisadores do PPGS - docentes e pós-graduandos - para conversa sobre temas em debate na sociedade brasileira, a partir de sua experiência acadêmica. A apresentação é das jornalistas Mariana Pezzo - Coordenadora Executiva do LAbI - e Carol dos Anjos - doutoranda no PPGS.
O primeiro episódio de Coletividades aborda o sistema de justiça brasileiro, profissões jurídicas, o papel e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), problematizando a ideia de que haveria uma judicialização da política no Brasil, ou um ativismo judiciário. As convidadas são as docentes do PPGS Maria da Glória Bonelli, Professora Sênior do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar que vem estudando impactos do profissionalismo no sistema de justiça desde pelos menos 1995, e Fabiana Luci de Oliveira, atualmente chefe do DS, que pesquisa a relação entre o STF e a política na transição democrática brasileira desde o seu mestrado e, entre 2017 e 2018, foi Diretora de Projetos no Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.
"Há hoje um grande clamor na comunidade científica pela ampliação das ações de divulgação do conhecimento científico, mas, geralmente, as Ciências Humanas, Sociais, a Educação, são esquecidas neste alerta de que é preciso falar mais sobre a pesquisa feita no Brasil. Acontecimentos recentes no Brasil evidenciaram, e com força, o imenso desconhecimento que existe sobre essas áreas e, nesse contexto, Coletividades é uma grande oportunidade não só de dar visibilidade a esse trabalho, mas também de permitir que o conhecimento dele resultante chegue a mais pessoas, apoiando o seu processo de compreensão da realidade em que vivem", avalia Mariana Pezzo. "O LAbI sempre teve entre os seus objetivos o de difundir as diferentes áreas do conhecimento, mas sua trajetória e a constituição de sua equipe fizeram que as Ciências Humanas muitas vezes aparecessem como apoio à consolidação de uma cultura científica, não como foco do nosso trabalho. Por isso, essa parceria com o PPGS surge como uma oportunidade que nos deixa muito felizes, e com as melhores expectativas", complementa o Coordenador Geral do Laboratório, Adilson de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar.
"O podcast Coletividades surge de um encontro, entre comunicadores que dedicaram 20 anos da sua trajetória a pensar uma divulgação científica de qualidade e pesquisadores de um programa de pós-graduação muito bem avaliado no Brasil e que vem produzindo pesquisa científica de alta relevância social, sobre problemas diretamente relacionados às principais dificuldades que nós temos enfrentado no País hoje", relata o atual Coordenador do PPGS, Gabriel de Santis Feltran, docente do DS. "Além disso, o projeto se propõe a falar do Brasil contemporâneo. Não a partir da visão que encontramos nas notícias desta semana, mas sim da visão de pesquisadores que vêm estudando há muito tempo temas que aparecem nas notícias e, assim, têm algo a dizer sobre essas notícias. Ou seja, nós temos temas contemporâneos, sendo pensados em relação ao que está acontecendo no dia a dia, mas com uma base sólida de pesquisa, para que não sejam abordados em termos de opiniões, mas sim de dados e de interpretações já muito consolidadas no universo científico e que muitas vezes não são conhecidas fora desse universo", complementa o pesquisador.
O primeiro episódio do podcast Coletividades já está disponível no site do LAbI (http://www.labi.ufscar.br/2019/10/21/coletividades-ep-01/) e, também, nos principais aplicativos agregadores de podcasts, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e TuneIn (com previsão de disponibilização nos próximos dias no Google Podcasts e outros). O contato com a equipe que produz o Coletividades, inclusive para sugestão de pautas, pode ser feito pelo e-mail podcastcoletividades@gmail.com. A produção tem o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).



Comentários