Plataforma de gamificação tira a ideia de que matemática é “complicada”, segundo professores

De acordo com a pesquisa da Matific com 1,7 mil docentes no Brasil, o uso de jogos digitais melhora a percepção e aumenta o envolvimento dos alunos na disciplina

 O uso de jogos educacionais para o aprendizado da matemática no ensino fundamental tira ideia de que a disciplina é “complicada” e aumenta o envolvimento dos alunos na matéria. É o que dizem cerca de 70% dos professores consultados pela Matific, empresa que atua com jogos matemáticos em cerca de mil colégios públicos e privados no País, desde a educação infantil até o sexto ano.

De acordo com a pesquisa, realizada com 1,7 mil professores do ensino fundamental no final de agosto deste ano, mais de 98% dos docentes disseram seus alunos passaram a adorar matemática com o uso da plataforma de gamificação no currículo escolar.

Para os professores entrevistados, os jogos digitais melhoram a percepção da matemática, reduzem a ansiedade dos alunos com relação disciplina e mostram que a matéria não é só teórica e tem aplicação prática no cotidiano. A pesquisa mostra ainda que 95% dos professores recomendam aos seus colegas o uso de plataformas de gamificação para complementar o cronograma de aulas na matemática.

Um exemplo de sucesso é da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, localizada na capital paulista, que registrou um aumento de mais de 30% nos resultados da Prova SARESP, avaliação oficial do Estado de São Paulo.

A plataforma de gamificação do ensino da matemática da Matific é utilizada atualmente por cerca de 500 mil alunos no Brasil, do ensino fundamental ao sexto ano, tanto da rede pública quanto no setor privado. A tecnologia atende a todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e facilita a implementação do currículo único em sala de aula.

“Como o Brasil possui mais de 40 milhões de alunos no ensino básico, as inovações tecnológicas garantem redução de custo e escalabilidade necessárias para melhorar os indicadores educacionais”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil. “Com a tecnologia, os alunos passam a ser protagonistas e ter autonomia sobre seu aprendizado, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta Szyller.


Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br)
A Matific é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman, da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken ,do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 45 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.

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