Núcleo Central de Saúde realiza evento para conscientizar população sobre câncer


Na manhã de sexta-feira, 11 de outubro, foi realizado um evento no Núcleo Central de Saúde com o objetivo de conscientização sobre câncer de mama, colo de útero e próstata. Estiveram presentes cerca de quarenta pessoas entre pacientes e funcionários da unidade.


A reunião teve início com palestra do psicólogo e gerente da Unidade, Kléber Rogério Trivizoli, informando aos pacientes e funcionários a importância das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Em seguida, a psicóloga Janine da Silva Santos falou sobre a necessidade de entender o funcionamento do emocional das pessoas, cuidados pessoais e autoavaliação, o que pode contribuir para um diagnóstico precoce de câncer, aumentando as chances de cura durante o tratamento.

Na oportunidade também houve uma palestra ministrada pela nutricionista Rosana Carmen de Oliveira, que teve como tema a relevância de uma alimentação saudável e equilibrada para uma boa qualidade de vida, bem como na prevenção e controle de doenças.

Outubro Rosa


Outubro Rosa é uma iniciativa global em que comunidades ao redor do mundo honram o mês da consciência ao câncer de mama. A ação aconteceu pela primeira vez em 1985, como um esforço da American Academy of Family Physicians, nos Estados Unidos. Hoje, todos os países promovem ações colaborativas sobre o tema. Desde que surgiu, agências governamentais, associações médicas e empresas trabalham em conjunto por eventos educacionais e programas de incentivo, com o principal intuito de lembrar as mulheres sobre o valor do diagnóstico precoce e do autoexame na cura do câncer de mama.

Novembro Azul

Com ênfase na saúde masculina, o movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, intitulada de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Hoje, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Comentários