Dia D do Outubro Rosa e Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado

Neste dia todas as Unidades de Saúde atenderão ao público das 8h às 17h
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga mobilizará Unidades de Saúde neste sábado (19/10) para o “Dia D” do Outubro Rosa e da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Neste dia todas as unidades atenderão ao público das 8h às 17h.
Durante a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, os técnicos das Unidades avaliarão a situação vacinal de cada paciente para a aplicação da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Nesta primeira etapa, promovida até o dia 25, a Campanha é voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.
 
Outubro Rosa
Votuporanga participa da campanha mundial, que visa conscientiza o público feminino sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No decorrer deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as mulheres deverão procurar a sua unidade de saúde para avaliação.
Esforços estão sendo intensificados para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Os profissionais das unidades da Secretaria Municipal da Saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização do exame clínico das mamas, solicitação de mamografia (se necessário) e exame de Papanicolau, sem agendamento prévio.
É necessário o apoio das mulheres à esta causa, pois o diagnóstico precoce é o meio mais eficaz para o tratamento.

Comentários