Atividade do comércio tem alta de 4,2% em setembro, revela Serasa Experian

Este é o maior aumento desde setembro de 2018; número foi impulsionado pelo segmento de veículos, motos e peças
São Paulo, 17 de outubro de 2019 – O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revela uma alta de 4,2% em setembro de 2019. Este é o maior aumento desde agosto de 2018, quando foi registrado 4,7%. O número foi impulsionado pelos setores de veículos, motos e peças e materiais de construção, que apresentaram variação anual de 10,1% e 4,1%, respectivamente. Houve crescimento também no comparativo mensal, com agosto/19, de 1,0%, e no acumulado do ano (1,3%).
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “esta alta ainda reflete a grande importância do crédito na atividade do comércio, que neste mês também pode ter sofrido influência positiva da Semana do Brasil, período de descontos no varejo. A expectativa é que este movimento continue no segundo semestre, por conta da redução dos juros e outras datas de grande movimento no comércio”, comenta.
Veículos, motos e peças crescem 10,1% e têm maior variação anual
Os maiores crescimentos registrados foram dos setores de Veículos, Motos e Peças (10,1%) e Materiais de Construção (4,1%) na análise entre setembro de 2018 e 2019, os mais ligados a forma de pagamento citada anteriormente pelo economista. Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática aparecem na sequência, seguido por Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, categorias mais ligadas à renda dos consumidores. Apenas Combustíveis e Lubrificantes apresentaram queda neste mês. Confira abaixo:
A alta de 1,0% na variação mensal (agosto/19 x setembro/19), feitos os ajustes sazonais, também foi puxada pelos segmentos de veículos, motos e peças (3,8%) e materiais de construção (2,1%). Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,1%), móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática (0,9%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%) aparecem na sequência. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios foi o único a registrar queda, de -0,9%.
Confira a série histórica deste indicador está disponível em
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Comentários