ANTT conscientiza passageiros em Sorocaba/SP

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia nesta segunda-feira (14/10) a décima segunda etapa do projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto. A ação, que vai até o dia 17/10 e tem a parceria da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (URBES), visa alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança nos ônibus. As atividades ocorrem na Rodoviária de Sorocaba (SP).
Além da conscientização dos passageiros — que será realizada em conjunto com o Setor de Educação para o Trânsito da URBES — a equipe da ANTT irá vistoriar itens de segurança/obrigatórios dos ônibus, tais como: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis, etc. Atenção especial será concedida à verificação da jornada de trabalho e à documentação dos motoristas.
Os funcionários das empresas transportadoras também serão alvo das ações; o objetivo é que esses profissionais atuem no dia-dia como multiplicadores da consciência sobre a utilização correta do cinto por parte dos passageiros. Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município.
Sorocaba é a última cidade do interior de São Paulo a receber o projeto em 2019. A fase paulista do cronograma de atividades foi iniciada em abril deste ano em Taubaté, no mês de maio o projeto esteve em Ribeirão Preto; já em junho a ação aconteceu em São José dos Campos. Nos meses subsequentes a iniciativa seguiu para Campinas, Presidente Prudente e Franca. O encerramento ocorrerá no mês de novembro na capital sul-mato-grossense.
Desde o início da sua execução pela ANTT, em novembro de 2018, o projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto busca atuar de forma coordenada com os respectivos órgãos executivos municipais de trânsito. Já foram conscientizadas 13.525 pessoas. Segundo estudo em andamento realizado pela Agência, apenas quatro em cada dez passageiros utilizam o cinto de segurança de forma adequada nas viagens interestaduais.

Comentários