Soke Sadatomo Harada: um verdadeiro Mestre de Karate e Diretor Espiritual da ISKU


Soke Sadatomo Harada no seu Dojo em Osaka, Japan

Nas Artes Marciais, ao longo da história, fomos associando este título a indivíduos realmente excepcionais, e que deram uma contribuição espetacular para inúmeras modalidades de Artes Marciais ou Esportes de Combates. 
Mestre é uma pessoa dotada de excepcional saber, competência, talento em qualquer ciência ou arte. Um indivíduo que ensina, e um modelo para os alunos.

Soke (líder familiar), é um título outorgado àquele artista marcial (budoca) que é líder de uma determinada linhagem (estilo ou escola) de uma disciplina, como Karate, ju-jitsu ou kenjutsu. Na maioria das vezes, um Soke é um fundador de um estilo, ou recai sobre um dos filhos deste.

Soke é frequentemente usado para indicar "diretor" (ou às vezes traduzido como "chefe da família" ou até mesmo "grande mestre"). É mais comumente usado como um título japonês de nível mais alto, referindo-se ao líder singular de uma escola ou estilo de arte marcial. O termo, no entanto, não se limita ao gênero das artes marciais.

Soke Sadatomo Harada é um verdadeiro Mestre, e é o Chefe da família Internacional Seishinkai Karate Do Union (ISKU). E é um Homem Superior, de elevado saber, é também um Diretor Espíritual para a ISKU.

Soke Harada e Hanshi Burgermeister
O Soke Sadatomo Harada é Faixa Preta 10º Dan do Internacional Shito Ryu Karate Do Seishinkai, Faixa Preta 10º Dan Goju Ryu Karate Do Koshi- kai, e Faixa Preta 8º Dan Nihon Karate Do Rengo-Kai. Chefe da família e presidente Honorário da International Seshinkai Karate Union (ISKU), Presidente da Federação Japonesa de Ju-Jitsu (AJJF), Diretor permanente da Federação Japonesa de Karate (Japan Karate Do Federation- JKF), e da Federação de Karate Do da Província de Osaka e também conselheira da Federação de Karate da cidade de Osaka.

Soke Sadatomo Harada entrou na Universidade de Kansai e foi membro do Karate Do Club. Ele recebeu treinamento direto de Shihan Ken Sakio (Presidente Honorario da Shito Kai).

A Universidade Kansai foi a primeira universidade a fornecer os ensinamentos de Shito Ryu Karate diretamente de seu fundador Mabuni Kenwa, que foi o primeiro shihan da geração da

Soke Harada fundou a Universidade Kansai All Japan Students Karate Do Federation. Ele assumiu a presidência da primeira geração de estudantes. A Students Karate Do Federation foi a primeira instituição a unificar o Karate do Japão.

Em 1956, recebeu treinamento sob o comando de Shihan Kazuo Kokubu (atualmente vice-presidente da Shitokai), que era uma terceira geração de Shihan na Universidade de Kansai.

Assim que o Sadatomo Harada se formou na Universidade de Kansai, ele assumiu o cargo de diretor permanente da All Japan Student Karate Do Federation e da All Kansai Student Karate Do Federation, além de Conselheiro.

No ano de 1964, Colaborou para iniciar a "Japan Karate Do Federation" (JKF) Fundada por R. Sasagawa. O Soke Sadatomo Harada participou como diretor da Federação Estudantil.

No ano de 1974, assumiu o cargo de Presidente da Universidade de Kansai Karate Do Federation.

Soke Sadatomo Harada, convidou os melhores instrutores de vários tipos de Karate Do no Japão e Soke apresentou o Festa da Sucessão do Chefe da Família.

Soke Harada foi nomeado Presidente da Federação de Karatê da Cidade de Osaka em 1 de abril de 2007 e trabalhou por 4 anos até 30 de março de 2011. Em 2016 se tornou Presidente Honorário da Seishinkai Ju-Jitsu Internacional. E foi registrado como Pioneiro do Karate na International Budo Hall of Fame.

Soke Sadatomu Harada foi o Mestre que reconheceu e emitiu os títulos de Hanshi para o jalesense Shihan Flávio Rodrigo Masson Carvalho, o de Hanshi para o Presidente Robert Burgermeister, e também o promoveu a 9º Dan de Karate, e o de Renshi para a também jalesense Eliana Chiuchi Masson Carvalho membros e representantes da International Seishinkai Karate Union (ISKU).

Sob a Liderança do Soke Sadotomu Harada e do Presidente Hanshi Robert Burgermeiter a ISKU cresce a passos largos, em quantidade e qualidade pelo Mundo inteiro, divulgando e promovendo o Karate e Kobudo, e o mais importante, contribuindo para a educação e formação de melhores seres humanos. (texto produzido por Flávio Carvalho).

Comentários