Humanidade

 
Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397
equilibriumtc@hotmail.com
 
Como disse Rousseau: "Todos os homens são úteis à humanidade pelo simples fato de existirem".
O ser humano é um ser social. Nenhuma pessoa vive absolutamente isolada do resto, uma vez que a interação com outros indivíduos é imprescindível para o bem-estar e a saúde. A convivência, de qualquer forma, pode ser difícil devido às diferenças de todo o tipo (sociais, culturais, económicas, etc.) que existem entre os homens.
A convivência humana sempre foi um tema desafiante para escritores, psicólogos e profissionais das mais diversas áreas.
"Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio". Lição nos passada por Kant.
No processo de evolução, a necessidade de se comunicar propicia às relações sociais. O ser humano necessita se relacionar para buscar e compartilhar a harmonia do grupo.
RESPEITO é a chave do sucesso em qualquer relacionamento!
Quando uma pessoa começa a participar de um grupo, há uma base inteira de diferenças que englobam conhecimentos, informações, opiniões, preconceitos, atitudes, experiências anteriores, gostos, crenças, valores e estilo comportamental, o que traz inevitável diferença de percepções, opiniões e sentimentos em relação a cada situação compartilhada. 
Podemos transformar nossa vida tendo a noção de que devemos vivenciar situações e buscar aprimorar nosso aprendizado não só voltado para o eu como para o global. 
Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo. Suprir a necessidade mutuamente: As pessoas se relacionam com o propósito de suprir algumas de suas necessidades.
O homem tem necessidades existenciais, além de ser portador de paixões que se vinculam ao seu caráter por meio de condições neurofisiológicas e sociais.
A convivência humana é o nosso maior e mais urgente desafio. A aceitação do outro tem sua fonte no emocional, mas também se desenvolve no âmbito da razão.
O ser humano e é também central às relações humanas: o amor em seu sentido comportamental, que significa aceitar o outro como ser legítimo, sem ter de concordar com o que diz ou faz, ou ter de gostar dele. 
Somos seres de relações, pois elas estão na formação de nossa identidade!
Para um bom convívio, para ser bem sucedido em qualquer relacionamento, é necessário usar a INTELIGÊNCIA!
Existem dimensões humanas que precisam ser consideradas, tais como: emoções, atitudes, valores, etc.
Emoção, em sentido amplo, significa qualquer estado afetivo. Em sentido menos amplo, significa a manifestação complexa e organizada da vida afetiva (medo, cólera, emoção estética, etc.).
Nos disse Daniel Goleman: "as emoções são, em essência, impulsos para agir, planos instantâneos para lidar com a vida que a evolução nos infundiu".
Logo a própria raiz da palavra emoção transmite isso. Emoção é movere (mover), mais o prefixo "e", para denotar "afastar-se", indicando que uma tendência a agir está implícita em toda emoção.
IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES: Sobrevivência: Tomadas de Decisão: Ajuste de limites: Comunicação:
 
União:
Não se consegue ser bem sucedido sem Autoestima, que é o sentimento que faz com que a pessoa goste de si mesma, aprecie o que faz e aprove suas atitudes. É um dos mais importantes ingredientes do nosso comportamento.
Quanto mais se acredita que se pode fazer, mais se consegue!
O que causa a baixa autoestima? Falta de "PERDÃO"!
A mágoa, ira, são energias psíquicas destrutivas!
As emoções adequadamente controladas permitem uma boa produtividade, relacionamento e bem-estar. 
Ao conhecer as próprias emoções, o indivíduo passa a compreender melhor o que é a raiva, a tristeza, a inveja, o amor e o carinho. Todos têm esses sentimentos, mas poucos sabem classificá-los. Conhecendo suas emoções, as pessoas também aprendem a diferenciar o momento certo de demonstrar cada uma dessas emoções. 
Outro aspecto positivo proporcionado pelo desenvolvimento da inteligência interpessoal é o aperfeiçoamento da capacidade de organizar grupos, dos relacionamentos humanos. Nas relações humanas, nada é mais importante do que nossa motivação em estar com outro, participar na coordenação de caminhos ou metas a alcançar.
Um fato merecedor de nossa atenção é que o homem necessita viver com outros homens, pela sua própria natureza social, mas ainda não se harmonizou nessa relação.
Precisamos compreender nossa pequenez. Nada somos, e nosso futuro é virar pó, apodrecermos sob sete palmos de terra. 
Qual a energia que você está recebendo das pessoas? É a mesma que está oferecendo.
Saia da sua zona de conforto. Se arrisque mais. Finja mais sorrisos. Cante mais. Se trate melhor. Vá tomar um sorvete. Vá andar de mãos dadas com a esposa na praça. Vá brincar de pique esconde com as crianças, aproveite para afastá-las um pouco do vídeo game, ou do celular.
Aprenda a contar piadas. E ria delas. Ria sozinho, mas ria muito mesmo. Vá assistir a um filme romântico, e chore nos momentos tristes e emocionantes. Mas chore mesmo, de soluçar, sem vergonha.
Aprenda a dizer obrigado, por favor, bom dia, boa noite. E abuse nos agradecimentos. Agradeça a tudo e a todos, a todo instante. Pare de pedir tudo à Deus, agradeça-O mais. Também não precisa pedir perdão, não para Ele, pois já está perdoado.
Se ame mais. Diga que se ama assim que acordar, e repita isso várias vezes ao dia. Diga para as pessoas que te cercam que você as ama.
Pare de pensar no passado. Vislumbre um futuro melhor, cheio de bons acontecimentos!
Senão tem dinheiro sobrando para doar, doe seu tempo, doe alegria, doe esperança, e jamais perca a sua.
Sonhe muito, sonhe "alto", sonhe com muito, compartilhe seus sonhos, e "Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces."
Viva, sonhe, lute com todas as forças para ser feliz!
"O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade", Joseph Addison.




 

Comentários