Cartórios eleitorais abrem nesse sábado para cadastramento biométrico

 
Os cartórios eleitorais de Jales (ZE 152/SP) e Urânia (ZE 427/SP) abrem nesse sábado (11/05) para atender aos eleitores que ainda não fizeram a biometria. É recomendável agendar horário no site do TRE-SP para uma maior agilidade no atendimento.

Quase 19 mil eleitores da região de Jales ainda precisam realizar seu cadastro, que, caso não seja concluído, terão seu título cancelado, o que acarretará em diversos problemas para o cidadão, como a impossibilidade de emissão de CPF, passaporte, inscrições em concursos públicos, a participação nas eleições, entre outras limitações.

O procedimento inclui a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais. A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.

"Para atender a grande demanda de eleitores que buscaram realizar a biometria no ano de 2018, foram feitos plantões que atenderam a população de Jales e das outras cidades pertencentes à Zona Eleitoral, só que, mesmo assim, muitas pessoas ainda não se cadastraram", disse a chefe de Cartório Eleitoral de Jales, Liliane Lemes dos Santos.

É recomendavel que o eleitor evite deixar o cadastro para a última hora, além da possibilidade do enfrentamento da dificuldade de atendimento por tumulto, muitos benefícios podem ter problemas ao serem requeridos pelo cidadão na falta do título de eleitor atualizado.

O não comparecimento do eleitor ou a não apresentação dos documentos exigidos acarretará o cancelamento da inscrição eleitoral.

Em Jales e Urânia, o plantão será realizado nos Cartórios Eleitoralis das 8h às 13h.

Comentários