4º Batalhão de Polícia Ambiental comemora 30 anos de criação


 
No dia 12 de maio de 2019, o 4º Batalhão de Polícia Ambiental, com sede em São José do Rio Preto, comemora seu 30º aniversário. Criado pelo Decreto Decreto nº 20.911, de 12 de maio de 1989, este Batalhão consolida-se como uma das quatro Unidades Especializadas da Polícia Militar com missão de exercer as atividades de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, com ênfase à proteção dos recursos naturais.

A Unidade desenvolve ações operacionais de prevenção e combate às infrações ambientais e de segurança ao homem do campo, por meio de suas quatro Companhias destacadas, sediadas nos municípios de São José do Rio Preto (1ª Cia), Fernandópolis (2ª Cia), Franca (3ª Cia) e Ribeirão Preto (4ª Cia), abrangendo uma área de 189 municípios, distribuídos em uma área de 65.797 quilômetros quadrados de extensão territorial.

Com um efetivo de 400 policiais militares compostos por homens e mulheres, viaturas terrestres, embarcações e equipamentos com tecnologia de ponta, o 4º Batalhão de Polícia Ambiental evoluiu de forma relevante na área da segurança pública e ambiental, fazendo-se presente diuturnamente, atendendo e colocando seus serviços à disposição de toda a população da região noroeste do Estado.

A preocupação com a capacitação das pessoas e emprego de moderna tecnologia é uma constante, pois para bem desempenhar sua missão o policial militar ambiental precisa ter domínio sobre a normatização ambiental em constante evolução, operar equipamentos de GPS e programas de geoprocessamento, identificar e manejar adequadamente animais da fauna silvestre e aquática, conhecer os processos operacionais de fiscalização de empreendimentos e ações de exploração da flora, fauna, pesca, mineração, imobiliários e aqueles geradores de diferentes formas de poluição,  estar apto a conduzir viaturas com tração 4X4  e embarcações no patrulhamento fluvial, além de estar em condições para executar as missões comuns a qualquer policial militar no campo dos crimes não ambientais, especialmente, no policiamento rural, em atuação complementar ao policiamento territorial.

Uma amostragem dos resultados do esforço conjunto destes homens e mulheres no último período de maio de 2018 até a apresente data, compreende apreensão de 718,93 metros cúbicos de madeiras nativas. Foram fiscalizados 11.665 pescadores, e apreendidos 3.959,50 Kg de pescado, 4021 embarcações fiscalizadas, das quais 115 apreendidas.

Foram feitas várias operações em conjunto com outros órgãos, com destaque para a Operação Rio Grande, realizada em 11 de setembro de 2018,  em conjunto com a Polícia Federal e Ministério Publico Federal, com fim de desarticular grupos criminosos que praticavam a pesca predatória na cidade de Colômbia/SP e região, especialmente no Rio Grande, nas imediações da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia.

Outro ponto de destaque, consiste na fiscalização dos atos de caça de animais da fauna silvestre, que resultou na lavratura de 2.335 autos de infração ambiental, com apreensão de 5.881 animais, sendo 4.995 aves e 886 outros animais. Foram reintroduzidos em habitat natural 3.533 animais e depositados 1.065.

Cotidianamente, foram realizadas diversas fiscalizações a criadores e criadouros de pássaros cadastrados no Sistema de Gestão de Passeriforme do IBAMA, a fim de verificar a regularidade da atividade, sendo realizadas neste período em questão 1.906 fiscalizações de criadores amadoristas de passeriformes registrados no IBAMA.

O 4º Batalhão de Polícia Ambiental realizou a fiscalização de 1.685 propriedades rurais, além da expressiva e significativa quantia de 152 armas de fogo retiradas da posse de caçadores e de outros infratores da lei. No ano todo foram presas 91 pessoas pelo cometimento de infrações ambientais, caça e pesca, bem como outros delitos na esfera penal.

Nesta data comemorativa, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso em bem servir e proteger, colocando sempre à disposição da comunidade nossas Unidades de Serviço para assegurar melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.


Comentários