UFSCar seleciona para pós-doutorado em Fisioterapia e Química

Inscrições podem ser feitas até 18 de abril
Estão abertas as inscrições na seleção de dois bolsistas de pós-doutorado - um na área Fisioterapia e outro em Química - para atuação em projeto temático da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pela professora Aparecida Maria Catai, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Instituição. As bolsas são ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e os interessados devem se inscrever até o dia 18 de abril.
O projeto que receberá os bolsistas é intitulado "Impacto do treinamento muscular inspiratório e do envelhecimento no mapeamento metabólico e modulação autonômica em repouso e nas respostas cardiovasculares, respiratórias e metabólicas ao exercício físico em homens saudáveis". As atividades serão realizadas no Campus São Carlos da UFSCar e as bolsas têm duração de 24 meses, prorrogáveis por igual período, a depender do desempenho do bolsista, que será avaliado anualmente de acordo com as normas da Fapesp. Os candidatos selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da Fundação, no valor de R$ 7.373,10 mensais, cada um.
O pós-doutorando em Química vai atuar junto ao grupo de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, com atividades envolvendo as técnicas de RMN e Quimioterapia, sob a supervisão dos professores Antonio Gilberto Ferreira e Tiago Venâncio, ambos do DQ. Já o pós-doutorando em Fisioterapia atuará no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular, com avaliação do efeito do treinamento muscular inspiratório nas respostas cardiorrespiratórias e metabólicas durante teste de exercício pulmonar e testes de resistência muscular inspiratória incremental, e alterações metabólicas em repouso em ciclistas recreacionais. As atividades serão supervisionadas pela professora Catai.
Os conhecimentos específicos exigidos para a execução das funções devem ser consultados no edital (https://bit.ly/2UPWN7o). Os candidatos devem ter concluído o doutorado há menos de sete anos e outros requisitos necessários à candidatura podem ser acessados no edital e no site da Fapesp (http://www.fapesp.br/bolsas/pd).
Para efetuar a inscrição, é preciso encaminhar a documentação solicitada no edital, em formato pdf, para o e-mail tematicolfcv2019@gmail.com, com assunto "Bolsa PD Química" ou "Bolsa PD Fisioterapia". A seleção terá análise curricular e entrevista com banca de docentes vinculados ao projeto temático. O resultado será divulgado até o dia 3 de maio e as atividades têm início no dia 13 de maio. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail tematicolfcv2019@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8705.

Comentários