CNH Industrial investe em transformação social e apresenta novidades para 2019

 
Ações socioambientais estão alinhadas com os objetivos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e beneficiam comunidades em MG, SP, MT e PR
 
A CNH Industrial apresenta seu balanço de resultados de desenvolvimento sustentável nas comunidades onde tem atuação. Em 2018, a empresa investiu em ações sociais que impactaram 65 mil pessoas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. As atividades são focadas em formação humana, oportunidades de inclusão, inovação, saúde e meio ambiente, com a proposta de estabelecer vínculos e compromissos com a comunidade ao redor de suas plantas.
As atividades socioambientais da CNH Industrial são estão em linha com os cinco objetivos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, fome zero e agricultura sustentável, crescimento econômico sustentado e inclusivo, redução de desigualdades, produção e consumo sustentáveis e ação contra mudança global do clima. “Em algumas comunidades, esse é um relacionamento de muitos anos, pautado em um trabalho consistente e duradouro, com evolução gradativa a partir do diálogo com poder público, líderes comunitários e população, para entender suas reais necessidades e deficiências”, observa Erika Michalick, especialista em sustentabilidade do Grupo CNH Industrial.
Um exemplo são as cidades de Contagem e Sete Lagoas, onde o grupo atua desde 2014 e 2010, respectivamente, em diversas frentes. O projeto De Peito Aberto – Esporte na Cidade, realizado em ambos os municípios, beneficiou 160 crianças e adolescentes com aulas de judô. Além de proporcionar uma atividade física regular, a iniciativa eleva a autoestima e reforça valores que compõem a filosofia da arte marcial, como gentileza, coragem, respeito, autocontrole e amizade. A empresa também forneceu todo o material necessário para a prática, dos quimonos até o tatame.
Já em Sorocaba, uma ação em parceria com a Pastoral do Menor atendeu 1.194 crianças no contraturno escolar com a realização de oficinas lúdicas, jogos cooperativos, artes plásticas, círculos de conivência e dança, promovendo a cultura da do equilíbrio e tranquilidade por meio da reflexão e diálogo frente a diversas situações de vulnerabilidade social e violência.
Uma das ações em Piracicaba teve o objetivo de capacitar jovens para inserção no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe, tolerância, estratégias de vendas, entre outros. Para as crianças menores, além do reforço escolar, foram realizadas oficinas divertidas de gastronomia conduzidas por uma psicopedagoga que faziam associação com conteúdos de matemática, história, ciências, entre outras disciplinas. Em Curitiba, parte dos recursos foi destinada ao Instituto de Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe, que atua com genética molecular, biologia celular em células-tronco, entre outros.
Todas as ações são fomentadas pelo patrocínio da CNH Industrial e do Banco NH Industrial e têm o apoio de Organizações Não Governamentais, prefeituras locais, instituições empresariais, voluntários da própria empresa e fornecedores da CNH Industrial Latam. “O estímulo para a transformação é mais efetivo quando governo, empresas e sociedade civil se unem, quando o caminho é o diálogo visando compreender o outro, seus valores e virtudes, para depois atuar em conjunto. Essa é a relação real do que eu chamo de ganha, ganha, ganha, favorecendo comunidade, empresa e Estado”, avalia Érika.
Neste ano, estão previstas a ampliação de projetos e a realização de novas ações. Uma das novidades que já estão em curso é o Vita Sopa, em parceria com o Instituto CeasaMinas em Contagem, que combate o desperdício. A proposta consiste na seleção de alimentos que não estão adequados para comercialização, passam por higienização e desidratação, e se transformam em um mix variado de legumes, acrescido de soja e macarrão. O conteúdo pode ser utilizado em sopas, guisados, entre outras receitas, e são distribuídos para asilos de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
O Gaia +Valores também será implantado em escolas das comunidades em Minas Gerais e São Paulo, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais que impactam diretamente no índice de aprendizagem. Com uma metodologia que ganhou o 1º lugar da Categoria Transformador para a Humanidade da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, o projeto tem o propósito de fazer a gestão das emoções e do otimismo em ambientes com fortes indicadores de síndrome

Comentários