Escola Elza Pirro Viana realiza 1º Dia da Família com foco no Meio Ambiente







 
Na sexta-feira, 7 de dezembro, a Escola Municipal Professora Elza Pirro Viana realizou o primeiro Dia da Família, evento que substituiu a comemoração do Dia das Mães e Dia dos Pais. A escola optou por não comemorar tais datas ao observar que ambas, ao serem celebradas, refletiam de forma dolorosa aos alunos que já perderam seus genitores e acabavam revivendo a dor da perda todos os anos ao chegar nessas épocas do ano.
Outro fator que influenciou a tomada da decisão da criação do Dia da Família foi que muitos não convivem com os pais por motivos diversos. A festividade foi criada para aqueles que amam e zelam suas crianças, que suprem suas necessidades e buscam apoiar seu progresso, garantindo todos os direitos que a infância presume. Além do mais, valorizar os próximos que garantem esse desenvolvimento dos pequenos, sem enfocar naqueles que não estão mais no convívio do menor.

"Temos de garantir às nossas crianças seu desenvolvimento como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e compromissados com o meio que os rodeia", relata a nota divulgada pelos criadores do evento.

Canções como "Família", dos Titãs e "Trem-Bala" de Ana Vilela foram algumas das músicas que embalaram as apresentações feitas especialmente para os familiares no dia. Houve também a premiação dos alunos destaques na Olimpíada de Matemática, com direito a medalhas e certificados.

Cuidado com o meio ambiente – No mesmo dia, os alunos do 5º ano propagaram informações que asseguram o cuidado que é necessário com o meio ambiente. Para mostrar como a escola é fundamental nesse papel de conscientização, os estudantes através de estudos, visitas no campo e palestras, elaboraram uma cartilha informativa de preservação das nascentes, trabalho que foi desenvolvido com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, e contou com a orientação do engenheiro agrônomo Tadeu Calvoso Paulon e de componentes 2º Pelotao da Polícia Militar Ambiental de Jales


O resultado da produção também se deve ao auxílio de instrução e correção das professoras Ana Elisa Frasatto e Raquel da Silva Cardoso Julião.

Comentários