Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018

Projeto de cientista brasileiro da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, sobre monitoramento e modelagem hidrológica, foi um dos 25 selecionados entre 736 candidatos de mais de 100 países. No total, 17 brasileiros venceram a competição desde o lançamento da iniciativa pelo governo alemão, em 2009.
 
Berlim, 15.10.2018 – Nas próximas duas semanas, o governo da Alemanha promove em Berlim o encontro entre jovens cientistas de 21 países com a elite alemã de pesquisadores das áreas da ciência e da sustentabilidade. O intercâmbio de ideias é base para futuras cooperações com o país, por meio da competição Green Talents que é realizada todos os anos pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), representado pela Ministra Anja Karliczek.
 

Entre eles, o pesquisador de Campo Grande (MS) Jamil Alexandre Ayach Anache (foto), 29 anos, Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP - Universidade de São Paulo, destacou-se na competição com um projeto de pesquisa que avalia o ciclo da água e a erosão do solo em diferentes usos do solo, frequentemente encontrados no Cerrado brasileiro (mata nativa, cana-de-açúcar, pastagem e solo exposto). A partir da observação em campo e da modelagem computacional, é possível estabelecer valores de referência para os processos hidrológicos no Cerrado Brasileiro. Dessa forma, pretende-se identificar os serviços ambientais hidrológicos promovidos pelo Cerrado nativo e verificar como as variações no clima (chuva, temperatura e radiação solar) poderão afetar no ciclo da água (disponibilidade hídrica) e na conservação do solo dessas áreas. De maneira mais ampla, a proposta fornecerá bases para tomada de decisão em questões que envolvem o equilíbrio entre as produções de água, energia e alimento para a sociedade. Na prática, os setores público e privado terão subsídios técnicos para fundamentar zoneamentos territoriais, planos de gerenciamento de bacias hidrográficas, programas de conservação do solo e da água, cálculos de pagamentos por serviços ambientais, estudos hidrológicos, projetos de recuperação de áreas degradadas, entre outros.
 
Um júri formado por renomados especialistas alemães selecionou para esta edição 25 cientistas promissores entre 736 candidatos de mais de 100 países. Pela primeira vez na competição, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Equador, República de Maurício, Sri Lanka e Zâmbia estão entre os países de origem dos vencedores -, que encaminharam suas iniciativas para o concurso em maio deste ano. Em sua 10ª edição, o concurso Green Talents oferece uma plataforma para que jovens talentos da pesquisa de todo o mundo compartilhem os seus projetos nas áreas da ciência e desenvolvimento sustentável. As iniciativas são reconhecidas pela capacidade inovadora de tornar a sociedade mais sustentável, abrangendo diversas áreas da economia com ideias criativas capazes de responder as questões atuais mais urgentes sobre proteção ambiental e sustentabilidade. Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional.
 

O prêmio é uma das disputadas vagas para o "Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development". Os vencedores contam com duas semanas de interação com importantes especialistas em algumas das mais renomadas instituições e empresas de pesquisa do mundo, incluindo Dresden University of Technology, Max Planck Institute for Biogeochemistry, HEINZ-GLAS GmbH & Co. KGaA, Energieavantgarde Anhalt, Helmholtz Centre for Environmental Research e Institute for Social-Ecological Research, em Frankfurt/Main. Além disso, os pesquisadores poderão trocar ideias com importantes especialistas alemães em reuniões individuais para obter uma visão aprofundada do sistema de inovação do país, de forma que eles aprendam sobre as suas abordagens e tecnologias de última geração. Eles também ganham acesso exclusivo à Rede Green Talents", composta por alunos de diversos países que atuam no segmento de desenvolvimento sustentável.
 
O vínculo e o intercâmbio de ideias entre os mais inovadores participantes da comunidade científica é base para futuras cooperações. Estas atividades têm o respaldo do convite para retornarem à Alemanha em 2019 para uma estadia de pesquisa de três meses, totalmente financiada pelo governo alemão na instituição que escolherem.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia 22 de outubro no BMBF - Ministério Federal da Educação e Pesquisa (Kapelle-Ufer 1, 10117), em Berlim. O evento será aberto pela ministra Anja Karliczek e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres. Mais informações em www.greentalents.de, LinkedIn ou no Twitter.

Comentários