Dia Mundial da Visão reforça a importância da prevenção da saúde dos olhos

Até 80% dos casos de perda da visão poderiam ser evitados
  • A catarata, uma das principais causas de cegueira do mundo, pode ser revertida por meio de cirgurgia
  • O glaucoma, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, pode ser controlado para não levar à cegueira definitiva
  • Celebrado há 17 anos, o Dia Mundial da Visão ocorre toda segunda quinta-feira do mês de outubro. A data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conscientizar sobre os cuidados com a saúde ocular para a prevenção da cegueira. Segundo a OMS, entre 60% e 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados se os pacientes tivessem consultado um oftalmologista previamente.

    “A data reforça o conhecimento e incentiva a atenção com os olhos, que são responsáveis por cerca de 80% das informações que o cérebro recebe. Grande parte da população acredita que só deve consultar um oftalmologista quando percebe alguma alteração ao enxergar. Porém, procurar o profissional apenas nesses momentos é um erro. As visitas periódicas ao consultório ajudarão a identificar doenças que podem trazer consequências sérias e possibilitar o tratamento adequado imediatamente”, comenta a Dra. Luciana Olivalves, especialista em córnea e doenças oculares externas do H.Olhos – Hospital de Olhos.

    Desde o nascimento, cuidar da saúde dos olhos é fundamental. As crianças devem ser levadas ao oftalmologista caso os pais ou responsáveis notem alguma alteracão, como desvio dos olhos, alteracão do reflexo vermelho (normalmente percebido em fotos), olhos vermelhos, lacrimejamento ocular, entre outros. A partir de 4 e 5 anos, é recomendável fazer um exame oftalmológico completo, pois a crianca entrará na fase de pré-alfabetizacão, na qual iniciará o uso constante da visão progressivamente.

    Ao completar 7 anos, o sistema visual dos pequenos estará na fase final da formação e a possibilidade de um melhor desenvolvimento visual, em caso de algum problema, será perdida. Já entre os 8 e os 14 anos, a miopia (dificuldade de enxergar objetos que estão longe) e a hipermetropia (dificuldade de enxergar objetos que estão próximos) são os problemas oculares que normalmente acometem as crianças e pré-adolescentes.

    Fase adulta

    A partir de 40 anos, a pessoa pode desenvolver glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão ocular, o que provoca lesão nas fibras do nervo óptico e, quando não tratado, pode levar à cegueira irreversível. Com o avançar da idade, o risco de catarata – opacificação do cristalino (lente natural do olho) aumenta, resultando em uma diminuição progressiva da visão. Apesar de levar à cegueira, é uma situação reversível que pode ser corrigida por meio de cirurgia.

    Após os 60 anos, alguns indivíduos têm risco de serem acometidos por uma degeneração da mácula, estrutura que é o centro de maior capacidade visual da retina. Essa é uma doença progressiva e que também pode levar à cegueira irreversível. Entretanto, pode ser retardada ou controlada com medicamentos específicos.

    É importante lembrar ainda das alterações vasculares que acometem a retina de pacientes diabéticos e hipertensos, as quais, se detectadas no início, podem ser tratadas, evitando um comprometimento severo e irreversível da visão.

    “Esperamos que o Dia Mundial da Visão ajude a conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância e os cuidados que devem ser adotados com os olhos. A visita ao oftalmologista é fundamental para as doenças oculares serem prevenidas, controladas, curadas e até mesmo evitadas em crianças, adultos ou idosos”, destaca a médica.

    Sobre o Grupo H.Olhos 

    O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 35 anos, por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades

    Comentários