Dai Nippon Butoku Kai: O Caminho do Guerreiro


Hanshi Robert Burgermeister                                                Flávio Rodrigo Masson Carvalho

Budô foi introduzido para ser o caminho espiritual por meio do qual o praticante das lutas de artes marciais atingiria a iluminação. Pode-se então dizer que os objetivos do Budô estão intimamente ligados ao objetivo definitivo da filosofia Zen, que consiste na eliminação do ego, dos preconceitos e ilusões criadas pela mente humana, apegada aos prazeres da Terra.


O Dai Nippon Butoku Kai (DNBK) foi originalmente estabelecido em 1895 Kyoto Japão sob a autoridade do governo japonês e o endosso de Sua Alteza Real, Imperador Meiji para solidificar, promover e padronizar disciplinas e sistemas marciais em todo o Japão. Ele visava a preservação do Budô tradicional e a nobreza associada à cultura samurai. Foi a primeira instituição oficial e primeira de artes marciais sancionada pelo governo do Japão. O Dai Nippon Butoku Kai tornou-se posteriormente o centro da orgulhosa herança e elitismo do Budô japonês. Destacava as virtudes marciais do guerreiro samurai e a excelência histórica incomparável nas disciplinas marciais.

O Dai Nippon Butoku Kai de hoje foi restabelecido após a Segunda Guerra Mundial com a nova visão filosófica de preservar as antigas virtudes e tradições marciais clássicas e contribuir para a paz mundial, boa vontade internacional, compreensão e respeito mútuos e prosperidade, através da educação do Budô. Destina-se à restauração das culturas marciais clássicas, apoiando a investigação, instrução e serviço aliados, a promoção da paz e harmonia internacional e o avanço de uma humanidade maior através da educação e formação das disciplinas tradicionais de artes marciais.

O governador do DNBK é Sosai, Higashi Fushimi, Jiko, o chefe-sacerdote residencial do renomado templo Shorenin. Ele é primo do atual imperador Akihito do Japão. O vice-governador é Takemichi Kuwahara, Hanshi, enquanto Tesshin Hamada, Hanshi, é presidente do conselho de administração do DNBK. O Honbu DNBK autoriza e certifica as credenciais de artes marciais em Kendo, Kenjutsu e Kobudo que contém Aikido, Jiujutsu, Karaté, Judô, Iaido, Jodo, Sojutsu, Kyudo e vários Kobudos tradicionais. A diretoria oficial da sede do DNBK em Kyoto é formada por profissionais altamente respeitados em seu próprio domínio de disciplinas marciais, com registros e legados meritórios de artes marciais. Sob a direção do conselho Honbu, a Divisão Internacional do DNBK foi oficialmente estabelecida em 1992 nos EUA para organizar, dirigir e coordenar todas as atividades de artes marciais de Dai Nippon Butoku Kai no mundo internacional fora do Japão.

Em maio de 2011, a DNBK ​​de todo o mundo fez campanha rigorosa por esforços humanitários para ajudar as vítimas do desastre do Tsunami e do terremoto no Japão. O DNBK, juntamente com o apoio de muitas organizações cívicas, fez contribuições substanciais para ajudar a cidade de Ishinomaki, a principal zona de desastre do Japão.

Em março de 2015, por ocasião do cinquentenário do DNBK, a comemoração dos Estados Unidos Butoku Sai e Gasshuku aconteceu em Virginia Beach, onde quase quinhentos participantes de dez nações participaram do evento comemorativo. Neste ano foi criado o Monumento da Paz de pedregulhos antigos e parque de pedras, e foi dedicado à paz mundial, segurança e prosperidade para todas as nações e pessoas neste globo. O Jardim da Paz foi dedicado no pátio memorial de MacArthur, na cidade de Norfolk, em homenagem à Sra. Jean MacArthur, esposa do General MacArthur por suas extensas contribuições à paz mundial.

O atual DNBK ainda visa a restauração das culturas marciais clássicas, apoiando a pesquisa, instrução e serviço aliados, a promoção da paz e harmonia internacional e o avanço de uma humanidade maior através da educação do Budo.

Foi na Butoku-kai onde o Sensei Gichin Funakoshi registrou o Karate Shotokan como uma arte marcial japonesa, tendo que seguir algumas exigências, que eram:

1.    Usar o sufixo "DO" como parte do nome;

2.    Adaptar-se a metodologia de ensino das artes marciais japonesas;

3.    Usar o Dogi (que era o uniforme do Judô e que foi imposto a todas as artes);

4.    Adotar o sistema de graduação Kyu/Dan existente na época.

 
O caminho que um guerreiro deve seguir:

1. Por meio do treino mental e físico é possível formar o caráter do budoka, de modo a tornar um indivíduo disciplinado e de bem;

2. Agir com cortesia e respeito durante o treino e desenvolver o equilíbrio entre o corpo, a mente e a técnica. Evitar a tentação de perseguir apenas a técnica de luta corporal;

3. Ter a humildade e autocontrole durante uma competição ou formas definidas de combate (kata);

4. Demonstrar respeito e cortesia no dojô;

5. Os professores devem encorajar a evolução dos seus alunos e não devem dar ênfase somente às competições ou habilidade técnica;

6. As pessoas que promovem o Budô devem ter mente aberta para compreender os valores tradicionais japoneses. Elas devem desenvolver pesquisas e metodologias de ensino para a sua divulgação;

7. Não importa quão rápido seja o movimento, este deve emanar de uma essência calma e silenciosa;

8. A adversidade não faz esmorecer um praticante do Budô, ajuda-o a florescer;

 
O Hanshi Robert Burgermeister, Presidente da International Sheishinkai Karate Union (ISKU), que é 8º Dan de Karate-do, So-Shihan, é o Coordenador da DNBK nos EUA.


 

 

 

 

 

 

 

Comentários