Brasil atrai turistas para tratamentos ortopédicos e de medicina esportiva

A ortopedia é um dos tratamentos mais procurados por viajantes que buscam saúde no brasil


Que o Brasil reúne inúmeras qualidades que são atrativos turísticos, todo mundo sabe. O que pouco é divulgado é que o país tem atraído turistas estrangeiros também por suas especialidades médicas e que a ortopedia é o tratamento mais procurado. Cerca de 72% dos compradores internacionais (grupo formado por seguradoras de saúde, corporações empregadoras e empresas facilitadoras e de concierge) enviam pacientes para procedimentos de ortopedia no país.
Segundo Julia Lima, presidente da ABRATUS (Associação Brasileira de Turismo de Saúde), a viagem médica não é mais uma novidade — é uma realidade global que ultrapassa os limites das fronteiras e se desenvolve rapidamente desde o fim da década de 1990. Atualmente há, por exemplo, um crescente número de americanos que buscam tratamentos no exterior; são cerca 3.64 milhões de pessoas que deixam o país todo ano à procura de algum tipo de procedimento de saúde ou estética.
No início, o turismo de saúde era mais focado em estética, beleza e bem-estar. Mas hoje uma grande porcentagem desses pacientes viaja também em busca de outros tratamentos, como os ortopédicos. "Os pacientes americanos buscam principalmente preços mais baixos, mas geralmente se surpreendem com os outros benefícios que descobrem durante a experiência. Além de uma redução de custos de até 75% no valor, eles encontram médicos qualificados e experientes (muitos estudaram nos EUA); hospitais equipados com tecnologia de ponta — a mesma do país de origem — e acomodações luxuosas", explica Julia.
A medicina ortopédica e esportiva do Brasil já é conhecida mundialmente, e um dos motivos é que o Brasil sempre se destacou através do futebol e também por ser berço de craques que se sobressaem e rapidamente migram para os times europeus. Esse segmento abrange especialidades como Ortopedia/Traumatologia e Medicina Esportiva, essenciais para a recuperação de atleta ou pacientes. Muitos desses profissionais brasileiros possuem alta qualidade de conhecimento científico e notória experiência, tornando o Brasil reconhecido e considerado uma referência mundial devido à evolução nessa área de saúde. Isso é demonstrado pelo tempo recorde de reabilitação dos grandes craques tratados no país, que sofrem com as contusões propícias ao esporte.
"Mesmo com todo esse potencial médico e centros de reabilitação esportiva reconhecidos mundialmente, o Brasil não tem se aproveitado desse talento para trazer mais recursos financeiros ao país através do turismo de saúde", lamenta a presidente da ABRATUS. Na Coreia do Sul há um bom exemplo sobre como potencializar o turismo médico: para atrair americanos, o Wooridul Spine Hospital oferece aos pacientes algumas vantagens raramente experimentadas nos Estados Unidos, como carro, enfermeira que fala Inglês, quartos de hospital que mais parecem acomodações de hotel de luxo, e muito cuidado e proximidade a atrações turísticas e compras para o processo de reabilitação. Em 2008, o hospital recebeu mil pacientes estrangeiros (1/3 de cidadãos EUA) e um milhão em receita.
"Para alavancar o Brasil como destino de saúde, a ABRATUS está executando um plano - a longo prazo - para aperfeiçoar a conexão entre os prestadores acreditados de serviços, governo, agentes de promoção, facilitadores e o trade de turismo, que não relacionam todas as atividades econômicas entrelaçadas na construção de serviços. Com essa junção de comunicação, vamos formar a imagem de um destino apropriado de turismo de saúde internacional. Estamos abertos a orientar os prestadores de serviço deste setor sobre a forma mais saudável e lucrativa de investir na área. Neste momento alinhamos estratégias com executivos de alto desempenho do segmento para o Congresso Mundial de Turismo Médico, em Orlando (outubro/2018) e estamos lançando a maior plataforma de concierge de saúde e turismo das Américas", conta Julia Lima.
O Brasil tem tudo para seguir a tendência do turismo médico global, que impulsionado pela economia, demografia, globalização e tecnologia, tende a crescer cada vez mais. Para se ter uma ideia de como isso vai acontecer, podemos exemplificar com a população idosa que tem crescido no mundo inteiro — só nos Estados Unidos, 13 mil pessoas por dia atingem os 60 anos de idade e estão à procura de procedimentos médicos de alta qualidade a preços acessíveis.
Sobre a ABRATUS:
Fundada em 2011, a ABRATUS tem como objetivo alavancar ainda mais o turismo de saúde no Brasil através da gestão de um novo corpo diretório. A organização social trabalha para integrar e certificar mercados e serviços, desenvolvendo e promovendo o Brasil para pacientes de todo o mundo, como o melhor destino turístico de saúde. Para que empresas relacionadas diretamente ou indiretamente ao turismo de saúde se associem e tornem-se parceiros é necessário acessar o formulário no site da associação (www.abratus.org.br) ou enviar um e-mail para join@abratus.org e, assim, participarem do processo de certificação e usufruírem de conteúdos, estratégias e lucratividades com todo o apoio da associação.

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