Semana do Aleitamento é comemorada na Santa Casa de Fernandópolis


A Santa Casa de Fernandópolis, por meio da equipe multiprofissional que compõe o GTH (Grupo de Trabalho de Humanização), realizou a Semana do Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto.
Com o envolvimento dos setores materno-infantil e de fonoaudiologia, foram realizadas ações para orientação e conscientização das mães e familiares. "Rotineiramente procuramos sempre orientar tanto as mães, quanto os acompanhantes, esclarecendo alguns mitos e passando dicas sobre os cuidados que as mães devem ter, quanto a alimentação e as formas corretas da amamentação, mas nessa data buscamos ressaltar a importância que esse gesto tem tanto para a mãe, quanto para o bebê", destacou a enfermeira Márcia Samartino Ozório.

Além de receberem as orientações, as mães ganharam uma lembrança, confeccionada pelas colaboradoras do Hospital, remetendo ao amor de mãe. As colaboradoras da Santa Casa também participaram das ações.

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. 

A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. 

"Nós recebemos as mães e seus acompanhantes para incentivá-los a dar o que há de melhor para seus filhos: o leite materno. Destacamos a eles sobre a interação que esse ato gera entre a mãe e os filhos e sobre o direito que todas tem de amamentar seus filhos em qualquer ambiente", conta a fonoaudióloga Milene Pereira Fonseca.

BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ
O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

BENEFÍCIOS PARA A MÃE
Reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Reduz o risco de diabetes. Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário. Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros 6 meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

Comentários