Jales adere a Campanha Julho Amarelo para a prevenção de Hepatites Virais


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento), aderiu a Campanha "Julho Amarelo", que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.
 
O "Julho Amarelo" foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais, tendo como o "Dia D" de combate no dia 28 de julho. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C, sendo que cerca de 400 mil vão a óbito todos os anos devido às complicações que surgem no decorrer da doença. No Brasil, cerca de 0,7% da população entre, 15 e 69 anos já tiveram contato com o vírus da hepatite C, o que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desta maneira estima-se que quase 700.000 tenham a doença e necessitam de tratamento e acompanhamento.
 
Jales aderiu à Campanha Julho Amarelo e realizará atividades em pontos estratégicos. No dia 20 de julho, a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, realizará uma reunião com as enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família (ESF) para a adesão da campanha em cada unidade de saúde, através de palestras, orientações, distribuição de insumos de incentivo à adesão ao teste rápido, preservativos, panfletos informativos e a realização de testes rápidos.  No dia D da campanha (28), a equipe responsável pelo Julho Amarelo irá participar da 31º Festa do Motorista, com a intensificação de testes rápidos e distribuição de tabloides informativos para os participantes do evento.
 
Neste ano, a proposta desenvolvida para a Campanha "Julho Amarelo" pelo Programa Estadual de Hepatites Virais, no período de 16 a 31 deste mês, envolve a intensificação da testagem para hepatite C com o foco nos maiores de 40 anos, como também é aconselhado para toda população a partir dos 12 anos de idade. Em casos do resultado positivo, o paciente é encaminhado para a realização de exames complementares dando início ao tratamento adequado.

Comentários