GTR sedia encontro Escrita e Riso no FIT nesta segunda, 9, das 14h às 16h


Dando sequência à ação formativa “Vem tomar café aqui em casa”, em que sedes de companhias locais recebem artistas nacionais presentes no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) e grupos da própria cidade em bate-papos informais, nesta segunda, dia 9/7, acontece o encontro “Escrita e Riso”. A atividade será na sede do GTR - Grupo Teatral Rio-pretense, das 14 às 16h, com as companhias Academia de Palhaços (São Paulo), Vírus da Arte e Varanda Produções Teatrais (São José do Rio Preto). O encontro é gratuito e aberto ao público. Não é necessário retirar ingressos.
Com mediação do ator Eduardo Okamoto, a ação permite que se verifiquem reverberações (aproximações, distâncias e tensionamentos) entre diferentes trabalhos em diferentes perspectivas.
A programação de “Vem tomar café aqui em casa” envolve ainda outros dois encontros durante o FIT. Na sexta, 13, o “Escrita e Corporalidade”, na sede da Cia. dos Pés, que recebe Jaqueline Elesbão, do Coletivo Ponto Art (Salvador/BA); e as companhias Hecatombe, Núcleo Arcênico e Cia. do Santo Forte (São José do Rio Preto). O último encontro, sábado, 14, tem como tema “Escrita e Atuação” e será na sede da Cia. Cênica. O grupo rio-pretense recebe Najla Naira, Cássia Damasceno e Rodrigo Bolzan, da companhia brasileira de teatro (Curitiba/PR); Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS); e a Cia. Bardos de Teatro e a Cia. Espagírica de Teatro (São José do Rio Preto).
As Ações Formativas são pontos de destaque na programação do FIT Rio Preto. Além de encontros temáticos, a programação envolve residências, mesas, lançamento editorial, exercícios críticos, crítica civil, exposição, leituras públicas de manifestos, em diversos pontos da cidade.
Uma curadoria exclusiva conduz as formativas, todas gratuitas, que fogem do lugar comum e ressignificam os papéis do público, das criações e de seus criadores. A curadoria é da diretora teatral, professora e pesquisadora Maria Thais Lima Santos, com assessoria do ator Eduardo Okamoto.


FIT Rio Preto - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto
5 a 14 de julho de 2018. São José do Rio Preto – SP / Brasil
Saiba mais e compre ingressos:
www.fitriopreto.com.br
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo

Comentários