Congresso de Educação terá oficina com professores internacionais

Mais de 1,3 mil educadores estarão em Votuporanga de 18 a 20 de julho; na programação, 53 oficinas, com profissionais do Brasil e de outros países

"Aprendizagem e inovação" é o tema do 5º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que será promovido na semana que vem, entre os dias 18 a 20 de julho, em Votuporanga. Na programação, 53 oficinas que desenvolverão atividades para 18 áreas educacionais, com profissionais do Brasil e de outros países. Entre eles, os professores Mestre Hugo Rámon Barbosa Oddone, do Paraguai, e o espanhol Dr. Eladio Sebastian Heredero.

"Inclusão Escolar é uma filosofia e ela precisa ser vivenciada, aprendida, aplicada e refletida, constantemente atualizada", essas são as palavras do professor paraguaio Mestre Hugo Rámon Barbosa Oddone (foto) que ministrará a oficina "Aspectos éticos, políticos e antropológicos da inclusão escolar: uma abordagem gestáltica".

Durante a atividade, os participantes encontrarão um espaço lúdico de intimidade e lealdade para vivenciar, trocar experiências e refletir o acolhimento de si e do outro, além da possibilidade de garantias de direitos e deveres próprios do professor ou dos alunos que precisam da inclusão assim como da autorização de modelar comportamentos inclusivos. "A metodologia é gestáltica ou seja focada no vivencial e no aqui e agora, assim como nas possibilidades que a interação e o espaço permitem", explicou Hugo.

Com o professor espanhol Dr. Eladio Sebastian Heredero, os educadores conhecerão as principais estratégias de trabalho da educação inclusiva, na oficina "A sala de aula inclusiva: Estratégias Pedagógicas". Dr. Eladio explica que "nossa escola deve ser inclusiva por definição, porém quando nos enfrentamos ao desafio de trabalhar nas salas de aula ainda faltam estratégias nos docentes que permitam aproveitar seus conhecimentos e buscar novos para dar a resposta adequada às necessidades educativas especiais que apresentam os alunos".

Os 1,3 mil educadores de toda a região e de outras cidades brasileiras vivenciarão práticas em 53 oficinas, que abordarão diversos assuntos, em 18 áreas: Inovação e Tecnologia, Metodologias Educacionais, Ensino – Aprendizagem, Educação Especial, Gestão Educacional, Desenvolvimento Infantil, Ludicidade, Profissão Docente, Arte, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Currículo, Educação Ambiental, Educação Infantil, Literatura, Motricidade e Língua Inglesa. Parte da programação será realizada no Assary Clube de Campo e outra parte em salas de aula da Cidade Universitária.

Regina Shudo, Renan Inquérito (Parada Poética), Tiago Aquino (Paçoca), Alexandre Santos (Inep) e as sensações da internet Ivan Seidel Gomes e João Pedro Villas Boas, também ministrarão oficinas nos três dias de programação.

"São cerca de 60 atividades, em 22 horas de programação, além da formação virtual, que é inédita no Congresso de Educação. Preparamos uma edição especial e rica em conhecimento, que contribuirão com o dia a dia dos nossos professores", explicou Jaqueline Alexandre, Secretária Executiva do ADE Noroeste Paulista.

Comentários