Ubatuba também é opção de destino durante temporada de inverno

Igreja Matriz_Alexandre Rodrigues
 

Município tem agenda diversificada no período das férias de julho

 
Ubatuba é conhecida por vários fatores, dentre eles, suas belezas naturais, a prática do surfe, a gastronomia variada e a riqueza cultural – caiçara, quilombola e indígena. Esses são alguns dos motivos que vêm, constantemente, incluindo o nome do município em meio a pesquisas de roteiros para destinos de viagem.
Como é comum entre cidades litorâneas, considera-se como alta temporada o período que vai de dezembro a março, que é quando o município recebe a maioria dos turistas. Porém, a administração vem investindo em alternativas e na realização de eventos para atrair visitantes nos meses de baixa temporada.
Mesmo com a chegada do inverno no mês de julho, Ubatuba é um prato cheio para visitantes, principalmente, àqueles que apreciam conhecer um pouco da cultura local e da religiosidade.
As atrações começam com a 95ª edição da Festa de São Pedro Pescador, padroeiro da cidade, conhecida pela famosa procissão marítima, que ocorre desde 1954, com embarcações decoradas e a "benção dos anzóis" (que protege e abençoa a pesca anual com fartura), seguida de missa campal. A programação ainda conta com o concurso da Rainha dos Pescadores, barraca da Tainha - coordenada pela Colônia de Pescadores Z10 e apresentações tradicionais. A celebração acontece do dia 27 de junho a 01 de julho, sendo a procissão no dia 29.
Entre os dias 5 e 8 de julho, o Sertão do Ubatumirim, bairro rural na região norte de Ubatuba, sedia a Festa da Mandioca e da Juçara – um evento organizado pela associação de moradores com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. O acesso ao bairro é feito a partir da rodovia BR 101 na altura do quilometro 16.
Essa é a 17ª edição da festa, que celebra o cultivo da mandioca e traz atrações musicais e pratos típicos à base do alimento, atraindo famílias da região e, cada vez mais, turistas que buscam conhecer a culinária tradicional.
Tradicionalmente religiosa, mas recheada de manifestações culturais, a 152ª Festa do Divino agita Ubatuba de 13 a 22 de julho. Além da congada e da Folia do Divino, a festa é marcada por atrações como shows, bingo e barracas de alimentação, concentradas na praça da Matriz.
As procissões acontecem diariamente, às 19 horas. O cortejo sai do Império do Divino (sede da Secretaria de Turismo e antiga Câmara, localizada na avenida Iperoig) e vai até à Igreja Matriz, local das celebrações e novena preparatória.
Amantes dos frutos do mar podem se deliciar com a programação da 25ª edição do festival do Camarão, que acontece na praia da Almada. A iniciativa também é uma realização da associação de moradores do bairro e conta com o apoio da Prefeitura. Além das deliciosas comidas típicas, o festival conta com a presença de músicos ligados à cultura. Apreciadores de refeições elaboradas com camarão e da cultura caiçara já têm destino certo para o período de 19 a 22 de julho.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU
Crédito foto: Alexandre Rodrigues

Comentários