Passaram por 216 cidades em 2018


A realização de dois dos programas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo – Turismo do Saber e Melhor Viagem –, durante o período de março a junho deste ano, gerou resultados significativos para a atividade turística paulista. Estas ações se utilizam dos veículos de mais um programa da Pasta, o Roda SP.

O "Turismo do Saber - Estudo do Meio" atende estudantes de nove a 11 anos da rede pública de ensino e é voltado para o Turismo Social que se caracteriza pela promoção da atividade turística como forma de inclusão social, promovendo a igualdade de oportunidades, equidade, solidariedade e o exercício da cidadania. Proporciona uma nova experiência de vida na qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, culturas, hábitos, recursos naturais, arquitetônicos, sociais, agregando novos valores, ampliando horizontes e adquirindo conhecimento que será levado para a vida dos turistas mirins.

Esta ação promove uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos na sala de aula por meio da visita de um dia a determinados atrativos turísticos.

Durante estes quatro meses foram atendidas 3.855 crianças de 80 municípios emissores e 24 municípios receptores.

O "Melhor Viagem - Excursão" tem por objetivo viabilizar também o Turismo Social contemplando grupos de terceira idade (acima de 60 anos), com passeio de um dia para destinos turísticos do Estado. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso, instituído pelo Decreto nº 58.047, de 15 de maio de 2012, que dispõe da necessidade de implantação de projetos e ações pelos órgãos da Administração Direta ou Indireta, em beneficio desse público, que representa 11% da população paulista.

Pelo mesmo período, de março a junho de 2018, 3.831 idosos participaram deste programa de 76 municípios emissores e 26 municípios receptores.

"A Secretaria estadual de Turismo está atenta às necessidades de toda a população paulista. Conseguimos desenvolver programas e atividades que atendem aos paulistas de todas as idades", informou o secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti. (Por Maristela Bignardi)

Comentários