O prefeito
de Jales, Flávio Prandi (DEM), foi notificado pelo TCESP – sob pena de ser responsabilizado com multas –, como também a ex-prefeita Nice Mistilides (PTB), para que no prazo de 30 dias tomem conhecimento dos autos e apresentem alegações de interesse, por possível irregularidade em despesas com publicidade (em revistas, matérias jornalísticas, etc.) no exercício de 2014.

A matéria
acima foi apartada das Contas Municipais do exercício de 2014 – com edição de parecer prévio desfavorável à sua aprovação, na sessão do TCE de 13.09.2016 – e mantida pelo Tribunal Pleno em pedido de reexame, na sessão de 12.07.2017. O despacho, assinado em 18/05/2018 pelo auditor Dr. Samy Wurman, foi publicado no Diário Oficial do Estado de SP em 30/05/2018.

Na câmara
legislativa de Jales, na sessão ordinária na última segunda-feira (dia 28), oito dos dez vereadores rejeitaram o parecer do Tribunal de Contas do Estado de SP (TCESP), desfavorável à prestação de contas da então prefeita Nice Mistilides no exercício de 2014. Foram favoráveis ao parecer os vereadores Chico do Cartório (MDB) e Tiago Abra (PP).

A rejeição das
contas da então prefeita Nice em 2014, pelo TCESP, foi por "deficiência no controle interno, déficit orçamentário reincidente, excessivas alterações orçamentárias, a maior parte composta por créditos adicionais, déficit financeiro e ausência de liquidez frente aos compromissos de curto prazo" e, o mais grave, "falha de recolhimento das contribuições ao Instituto Municipal de Previdência Social".

Recentemente,
influenciados pelo então vereador Luís Fernando Rosalino (PT), os vereadores rejeitaram parecer do TCE desfavorável às contas do exercício de 2012 do então prefeito Humberto Parini (PT) e seu vice Clóvis Viola.

Tudo indica
que os vereadores jalesenses, que foram eleitos para representar o povo, querem continuar andando na contramão do que acontece no País. Hoje a população brasileira rejeita os maus gestores públicos. Só não vê quem não quer. A decisão da segunda-feira (dia 28) prenuncia rejeição na Câmara, de possíveis futuros pareceres desfavoráveis do TCESP a contas prestadas por gestores municipais.

As contas de


gestores públicos, quando são rejeitadas na Câmara Municipal, vão politicamente para o index da Ficha Limpa, impedindo os condenados às disputas eleitorais. Isto quer dizer que é ato grave – contra a democracia e o povo – limpar a barra dos maus gestores.

Recentemente,
um "jabuti" ficou famoso no Senado Federal. O senador Romero Jucá (MDB) apresentou um projeto de lei sobre atribuições da Justiça Federal. Mas dentro do assunto principal havia um assunto estranho: um "jabuti". Era para beneficiar políticos ficha suja. Durante a votação, houve questionamentos e a esperteza foi tirada do texto.

É certo que
o sistema político brasileiro está falido. As consequências são evidentes: insegurança pública, serviços públicos deficientes, baixo crescimento econômico e outras. Porém, se engana quem acha que isto será eterno. Novas tecnologias e novas atitudes surgem todos os dias. A tendência é mais políticos sujos serem expostos e responsabilizados.

A buraqueira
da rodovia vicinal de Jales a Dirce Reis, que coloca em perigo diariamente a vida daqueles que trafegam por ela, pode ter uma solução com o apoio do deputado federal Márcio Alvino (PR) e do deputado estadual André do Prado (PR).

O dois deputados
tiveram votações diferentes em Jales e Dirce Reis. Márcio Alvino não foi votado em Dirce Reis em dois pleitos. Já André do Prado obteve em Jales, 17 votos em 2010 e 4 votos em 2014; e em Dirce Reis, 3 votos em 2014. Agora, acenam com esperança de conquista de melhorias em favor da rodovia vicinal.

A paralisação
dos caminhoneiros – com a interrupção no abastecimento de combustíveis – afetou a vida de todas as organizações e todas as pessoas no país. O uso das novas tecnologias ajudou a deixar o governo desprevenido. Daqui para frente, muitas categorias profissionais poderão deixar governos e políticos desacreditados.

Três empresas
norte-americanas – Zunum, JetBlue e Boing – planejam entregar aviões híbridos (com motores a jato e elétrico) daqui 4 anos (em 2022), com capacidade para 12 passageiros, para uso em empresas de aviação regional. Vantagens: mais barato, menos poluição, menos barulho. É o mundo em evoluindo de forma inevitável.

Comentários