FOLHAGERAL

Salvo engano,


políticos de Jales não estiveram presentes na 5ª. Audiência Pública do Orçamento 2019, realizada pela Assembleia Legislativa de SP na Câmara Municipal de Fernandópolis, na semana passada, sexta-feira, dia 08.

Pode ter havido


algum motivo impeditivo ou, caso tenham comparecido, preferiram ficar no anonimato. Mas, se a oportunidade não foi boa para apresentação de reivindicações em favor de Jales, a agenda de contatos e solicitações deve continuar bem organizada. Esta é uma função dos políticos que não pode ser desprezada.

Conforme prometido,


em 15 novembro 2017, o prefeito Flávio Prandi abriria licitação em janeiro de 2018 para recape em vias públicas. Entre outras do pacote, duas delas exemplificam como o recape faz falta, motivo pelo qual deve ser uma preocupação constante.

Uma das ruas,


a Rua São Paulo, que tinha uma base boa para o recape, já sente efeitos de desgaste e buracos, começando a mostrar o solo térreo abaixo da pavimentação asfáltica. Com o tempo, o serviço de recuperação da via fica mais difícil.

A outra rua


do pacote tem tanto buraco que o morador do imóvel precisa erguer o carro para tirá-lo da garagem. E imóvel para alugar nessa rua não encontra interessado. Acaba que as boas condições das vias da cidade devem ter preocupação de todos.

Segundo o


Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, lançado neste mês de junho, o saneamento básico no Brasil continua preocupante. Das 1.894 cidades avaliadas, a grande maioria – 1.613 cidades (85% do total) – ainda está longe de atender toda a população.

Daquele total


avaliado no Ranking 2018, somente 80 cidades (cerca de 4%) atingiram pontuação para se classificarem na categoria mais alta: Rumo à Universalização. E apenas quatro cidades receberam nota máxima (500 pontos) por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico: Piracicaba, São Caetano do Sul, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no Estado de São Paulo. Parabéns à nossa vizinha Santa Fé do Sul.

Em despacho


publicado no Diário Oficial do ESP desta quinta-feira (dia 14), o conselheiro Antonio Roque Citadini, do TCESP Tribunal de Contas do Estado de SP, deu o prazo de 15 dias para que os interessados – prefeito Flávio Prandi e José Maria Moreira de Moraes Neto – "tomem conhecimento da instrução e apresentem documentos e contrarrazões".

A notificação


do TCESP refere-se às manifestações de fiscalização que ensejam possíveis irregularidades à execução contratual do ajuste celebrado em 02/03/2018, entre Prefeitura Municipal de Jales e Viação São Bento Transportes e Turismo Ltda, para aquisição de dois veículos ônibus rodoviários a serem utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Irregularidades


em instituições públicas são inevitáveis, em razão da quantidade e da complexidade das leis, normas e regulamentos que precisam ser respeitados. Mas existem assuntos – como licitações e contratações – que se repetem e merecem muita atenção. Não deveriam acontecer e, afinal, as responsabilidades são cobradas dos prefeitos.

Jales é uma


cidade localizada em região quente. No calor fortíssimo do verão – e mesmo em dias ensolarados de outras estações do ano – a cidade carece de muita arborização. Mas aqui pouco se plantam árvores. Podam-se mal as árvores. Cortam-se árvores por motivos quaisquer. A tendência é de redução na quantidade e na qualidade da arborização urbana.

No quesito de


cuidados com o meio ambiente Jales precisa mesmo melhorar. No ranking do ano passado do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, Jales ficou em 440º. lugar com a nota 9,4. Em compensação, Santa Fé do Sul ficou em 30º. lugar com a nota 83,4.

Depois do convite


feito por lideranças jalesenses ao empresário e político Luis Henrique Moreira – da empresa LHBorr Comércio de Borracha e Artefatos Eireli – para concorrer a uma vaga de deputado estadual, nenhum outro fato político importante aconteceu. Mas deveria.

É bom avaliar


dois números. Jales tem 38 mil eleitores; o Brasil tem 144 milhões de eleitores. Ou seja, Jales tem apenas 0,03% dos eleitores do país. É praticamente certo que Jales nada decidirá na eleição de Presidente da República. Nem adianta perder tempo.

No entanto,


para eleger um deputado estadual em SP são necessários, grosso modo, de 30 mil a 300 mil votos. Então, vale a pena que as lideranças políticas de Jales estudem o assunto e, agindo com outras lideranças da região, fechem bons acordos de apoio.

A CDHU,


por meio da Prefeitura de Jales, distribuiu a lista dos 99 contemplados que foram habilitados com casa no Residencial Honório Amadeu. O sorteio foi realizado em 09 de maio no "Estádio Robertão". A divulgação evita o zum, zum, zum sobre quem já teria moradia e entrou no rol dos sorteados. Boas medidas. Os que gostam de falar demais agora podem fiscalizar.

Comentários