Autor do clássico O Menino da Porteira, Teddy Vieira é homenageado no Viola, Minha Viola – Especial

 
Considerado um dos mais importantes compositores da música caipira, Teddy Vieira, responsável por clássicos como O Menino da Porteira, é homenageado no Viola, Minha Viola – Especial deste domingo (17/6). A edição faz parte da série Grandes Compositores, que resgata do baú do Viola, Minha Viola composições de mentes criativas e inspiradas do universo da música caipira. O programa conta com a presença da dupla Divino e Donizete. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Com apresentação de Adriana Farias, o Viola, Minha Viola - Especial revela parte da trajetória de Teddy Vieira, que foi diretor artístico de duas gravadoras e ajudou a lançar duplas como Zico & Zeca, Liu & Léu e Tião Carreiro & Pardinho. Com uma obra extensa e diversa, o músico compôs modas de viola, cururus, toadas e até pagodes. O programa relembra sucessos como O Menino da Porteira, apresentado por Adriana Farias e Divino & Donizete; Relógio Quebrado, com Nestor e Nestorzinho; e A Volta do Boiadeiro, na voz de Sulino.

O público ainda pode conferir Roubei uma Casada, com Vieira e Vieirinha; O Mineiro e o Italiano, por Tião do Carro e Mulato; Pagode em Brasília, nas vozes de Lorito e Loreto; e João de Barro, apresentando pelo Conjunto Brasil Caboclo.

Todas essas músicas foram compostas em parcerias de sucesso. Durante a atração, Divino e Donizete destacam os parceiros que foram importantes na vida de Teddy Vieira, como Carreirinho, Lourival dos Santos, Luizinho, Palmeira e Sulino. Em seguida, a dupla canta um trecho de O Rei do Gado, outro clássico de autoria do homenageado.

A dupla ainda fala sobre o significado de Teddy Vieira para a música caipira e relembra outras vozes que interpretaram suas composições: Liu e Léu, em O Rei do Café, uma parceria de Teddy com Carreirinho; Mato Grosso e Mathias, com Velho Peão, escrita a quatro mãos com Sulino; e Zico e Zeca, em Dona Felicidade. O Viola também tira do fundo de seu baú as participações de Zeca e Zico Filho, cantando Recordando o Passado; Iara, Dorinho e Pontelli, soltando a voz em Flor do Campo; e Lourenço e Lourival, interpretando O Menino Caçador.

Divino e Donizete encerram a homenagem em grande estilo, cantando Boiadeiro Errante.

Comentários