12º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo: as mulheres avançam na mobilidade



É surpreendente a qualidade e variedade dos assuntos relacionados à mobilidade que estão sendo apresentados este ano. Também é formidável a participação das mulheres na premiação, elas já responsáveis por 32% das matérias inscritas
São Paulo - Em sua 12ª Edição, o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, uma das mais conceituadas amostras do avanço da tecnologia da mobilidade no País, nos mostra que 32% das matérias inscritas até o momento foram produzidas por mulheres. A SAE BRASIL manifesta sua satisfação com o interesse e a participação do público feminino no segmento, que pouco tempo atrás era um reduto quase que essencialmente masculino.
Também em um cenário extremamente delicado do País, onde nos deparamos com os problemas de abastecimento de combustível em todo o território brasileiro, podemos constatar pelos textos inscritos por nossos jornalistas até o presente momento — independente de não terem sido escritos e publicados em função desse instante crítico pelo qual estamos passando —, que uma das preocupações da mobilidade caminha na direção do desenvolvimento de fontes alternativas de energia.
As matérias que serão avaliadas pelo nosso corpo de jurados analisam e explicam o lento, porém irreversível avanço dos modelos elétricos e híbridos no País, mas ao mesmo tempo, mostram a expressão que os veículos eletrificados estão assumindo mundialmente. Porém, como o assunto ‘futuro mobilidade’ é muito mais amplo, pode-se constatar pela abrangência dos textos inscritos que os combustíveis renováveis também vêm ocupando um espaço significativo na mídia nacional.
Entre os textos apresentados, percebemos, também, que há uma grande preocupação com o transporte público e o de cargas, com a presença de textos que falam sobre VLTs, ferrovias, panorama aeroportuário, enfim, modalidades extremamente amplas e profícuas no universo da mobilidade. A avaliação dessas matérias, sem dúvida, será um trabalho gratificante para o corpo de jurados.
Para Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL, “Estamos agradavelmente surpresos com a qualidade dos trabalhos apresentados para a o 12º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, assim como uma presença feminina cada mais representativa na nossa premiação. O alto nível das matérias nos mostra que a mobilidade é um segmento que vem se mantendo constantemente no foco da imprensa e do leitor por sua inestimável importância para o país”.
Inscrições para o Prêmio ainda podem ser feitas
As inscrições estão abertas para trabalhos jornalísticos voltados para a tecnologia da mobilidade, que foram publicados em seus veículos de comunicação. Os jornalistas que se interessarem em concorrer ao Prêmio deste ano devem inscrever suas obras por meio do portal da SAE BRASIL – http://portal.saebrasil.org.br/reconhecimento/premio-jornalismo/formulario
Estão habilitadas a participar da premiação matérias veiculadas pela imprensa nacional no período de 01 de março de 2017 a 01 de março de 2018, que deverão ser inscritas até 02 de julho de 2018. Os trabalhos podem ser tanto da Mídia Impressa quanto da Internet, e o número de matérias inscritas por autor é ilimitado. Para maiores informações ou ter acesso ao regulamento entre no link: http://portal.saebrasil.org.br/reconhecimento/premio-jornalismo
A comissão julgadora nomeada pela SAE BRASIL escolherá seis finalistas, três por categoria – Impressa e Internet. Os primeiros colocados (um por categoria) receberão R$ 3.000,00 (Três mil reais em dinheiro; as menções honrosas (duas por categoria) serão contempladas com R$ 1.000,00 (Hum mil reais) cada.




Comentários