Empresa Fuga Couros recebe Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro

              
 
 
A empresa marauense Fuga Couros recebeu na tarde desta quarta-feira (10), uma Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). A Vang FM esteve presente na emocionante cerimônia que marcou a entrega do importante prêmio a
nível nacional.


Em depoimento, o diretor da empresa, Luis Eduardo Fuga, destacou que esse marco reflete a preocupação da empresa em desenvolver as atividades com resultados econômicos, reduzir o impacto ambiental, proporcionar condições de trabalho íntegras e interagir com os públicos de interesse. Além disso, alavanca ainda
mais o nome da empresa a nível mundial, onde hoje o couro já é comercializado.
A certificação prata reconhece o cumprimento de 75% dos indicadores aplicáveis de cada dimensão. O CSCB é o primeiro programa que firma o compromisso do setor coureiro do Brasil com as boas práticas sustentáveis. As normas que determinam os princípios, critérios e indicadores que devem ser atendidos foram elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma que rege a certificação é a ABNT NBR 16.296 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável.

Os requisitos de avaliação de conformidade foram definidos pela Portaria INMETRO 314/2015 e o certificado é concedido por Organismo de Certificação acreditado pelo INMETRO. A certificação leva em consideração mais do que apenas o impacto que a indústria causa no meio ambiente. Os critérios e indicadores tem como referência as seguintes quatro dimensões: Gestão de Sustentabilidade, Dimensão Econômica, Dimensão Ambiental e Dimensão Social.

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro é uma iniciativa criada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CIVB), com apoio da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), para que a indústria de couros brasileira esteja alinhada com o exigente mercado mundial. O CICB é a entidade que representa o setor coureiro nacional dentro e fora do país, estimulando a indústria e consolidando a imagem do couro do Brasil no mundo.
 
Autoria e fotos: Dep. Jornalismo Vang FM / JM

Comentários