Seminário sobre Educação no Campo já tem 350 inscritos de 16 Estados brasileiros


Evento acontece no Campus São Carlos da UFSCar entre os dias 26 e 28 de julho
Das 100 mil escolas rurais que existiam em 2002 no Brasil, 17 mil foram fechadas. Mais de 1,2 milhão de pessoas ficaram sem escola ou foram obrigadas a estudar nas cidades. Os impactos dessas transformações serão discutidos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante o I Seminário Internacional e o IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre a Educação no Campo.
Dados de 2014 apontam que entre os jovens das mais de 900 mil famílias que viviam em um dos quase 9 mil assentamentos no Brasil, 16% não foram alfabetizados; 42% cursaram apenas até a antiga 4ª série; 27% concluíram o Ensino Fundamental; 7% fizeram uma parte do Ensino Médio e apenas 6% concluíram a Educação Básica. A falta de incentivo e de estrutura para a educação no campo justificam esses números.
O professor Luiz Bezerra, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Campo (GEPEC) e do curso de Pedagogia da Terra da Instituição, lembra que a luta por uma educação específica para as pessoas que vivem no meio rural é do início do século XX, mas foi a partir da década de 1990 que ganhou força com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "Os movimentos sociais têm lutado por uma educação específica. Hoje, 40 universidades têm cursos de licenciatura em educação do campo", contabiliza Bezerra.
"Por meio do Seminário na UFSCar, esperamos contribuir para a compreensão de como as políticas públicas para a educação rural têm se desenvolvido frente à luta de classes, no contexto brasileiro e latino-americano", afirma José dos Santos Neto, pesquisador do GEPEC. Os eixos de discussão no evento estão divididos em Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Marxismo, Trabalho e Formação Humana; Formação e Trabalho Docente; Administração e Gestão Escolar; Histórias das Instituições Escolares; Educação Especial; Pedagogia Histórico-crítica; e Organização Sindical.
As políticas educacionais para o meio rural, sob o panorama geral da educação no campo no Brasil e na América Latina, com destaque para Cuba e Colômbia, serão debatidas por especialistas e pesquisadores entre os dias 26 e 28 de julho no Campus São Carlos da UFSCar. Até o momento, foram inscritos 189 trabalhos para serem apresentados e, até 30 de junho, 350 pessoas estavam inscritas como ouvintes. As inscrições são de pessoas de 16 Estados diferentes do País. Os interessados em participar como ouvinte podem se inscrever até no dia do evento pelo site www.semgepec.ufscar.br.
 
Seminário sobre Educação no Campo acontece no Campus São Carlos da UFSCar. Foto: FAI.UFSCar

Comentários