Projeto que institui Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil é pauta de encontro solene

Autoridades, empresários, investidores e comunidades brasileira e chinesa participam na próxima quinta-feira, 13 de julho, da solenidade de apresentação oficial do Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), que institui o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, a ser celebrado anualmente no dia 15 de agosto. A apresentação e discussão do Projeto acorre durante a abertura da Mega Rodada de Negócios China – Zhuhai x Brasil em São Paulo.

Para Pinato (foto), que coordena a Frente Parlamentar Brasil-China na Câmara, "nada mais justo que celebrar a presença dos chineses no Brasil, com a instituição de uma data nacional que reverencie a memória e a história da imigração e da amizade com o País que se tornou o nosso maior parceiro comercial", comentou.

A data marca a chegada oficial dos chineses em São Paulo, precisamente, em 15 de agosto de 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa para, mais tarde, chegar à capital paulista em busca de emprego e oportunidade. Depois de um longo intervalo, a imigração foi retomada nos anos 1950, quando os chineses fugiram do comunismo e da chamada revolução de 1949. Vivem hoje no Brasil cerca de 200 mil chineses.

Para Pinato, foi nos últimos vinte anos, porém, que o relacionamento bilateral se intensificou e os dois Países passaram a construir uma sólida e estratégica parceria. "A partir de 2009, a China se transformou no maior exportador para o Brasil e também no maior importador de produtos brasileiros, o que fez da China o nosso principal parceiro comercial do Brasil - ultrapassando os Estados Unidos e a União Europeia", pontuou.

Imigração Japonesa - Em 2015, o governo brasileiro sancionou a Lei nº 11.142 que define 18 de junho como o Dia Nacional da Imigração Japonesa. A data marca a chegada, em 1908, do primeiro navio com imigrantes japoneses ao Porto de Santos.

Tramitação - Após apresentado, o projeto poderá tramitar em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Agenda - A Mega Rodada de Negócios China – Zhuhai x Brasil ocorre a partir das 9horas no Salão das Américas do Renaissance Hotel em São Paulo.

Comentários