1º Desafio festeja o Basquete de Jales e promove encontro de gerações

foto - No sentido relógio (em pé): Vereador Zanetoni, Thiago Dan, Fábio Galan, Robson Cruz, João Tunussi, Carlos "Birigui", André Salviano, Thomás Freitas e Márcio Fister. Agachados: Adagoberto Navarro, Vilter Miura, Thiago Silva, Osvaldo Paz Landin, Júlio Aldrigue, Renato Silva, Victor Pereira, Gustavo Silva, Oswaldo Valente, João H. Caparroz e Allan Oliveira.



No domingo, 2 de julho, aconteceu em Jales o 1º Desafio de Basquetebol de Jales, envolvendo as equipes jalesenses que disputam a Liga Regional nas categorias Livre e Master.


O evento, idealizado e organizado pelos atletas de ambas equipes, teve como objetivo celebrar o esporte, de tradicional e rica história em nossa cidade e trazer para Jales um confronto entre as equipes que, atualmente, representam a cidade em suas respectivas competições.

Como as competições, equivalentes à Liga Regional, acontecem em São José do Rio Preto, sediadas, organizadas e custeadas pelo Clube Monte Líbano, o público jalesense acaba por não poder acompanhar partidas do esporte na cidade de Jales. Portanto, o evento serviu de oportunidade para os praticantes, adeptos e simpatizantes do esporte poderem acompanhar as equipes de Jales em ação.

Ao mesmo tempo, o público que se fez presente no ginásio pode ver em ação atletas que disputaram o basquete em competições de ponta na época áurea do basquete em nossa cidade, jogando por Jales ou por outras equipes Brasil afora, como é o caso de João Luiz Tunussi, Carlos "Birigui" e Robson da Cruz, que hoje disputam por Jales a categoria Master (para atletas acima de 40 anos). A eles, compondo as equipes, somam-se vários outros atletas que defenderam as cores de nosso município e de outras cidades ao longo da história não muito longínqua em categorias de base, Jogos Regionais e outras competições, todos, de alguma maneira, com vivência no esporte.

As equipes, que disputam competições distintas, vivem momentos diferentes em seus campeonatos: a equipe Master, que disputa a 2ª Copa Monte Líbano e conta com 06 equipes participantes, já disputou 06 jogos e venceu todos, apresentando uma supremacia inconteste ante aos seus adversários (Catanduva, Monte Líbano A, Cedral, Monte Aprazível e Monte Líbano B). Já a equipe que disputa a 1ª divisão da Categoria Livre, iniciou bem a competição, chegando a ocupar o 3º lugar na tabela, mas, com muitos lapsos em quadra, não vem conseguindo bons resultados e ocupa atualmente a 8ª posição na classificação, à frente de Ilha Solteira, Votuporanga, Monte Líbano B e Famerp/Rio Preto e atrás de Monte Líbano A, Cedral, Barretos, Monte Aprazível, Fernandópolis, Catanduva e Potirendaba.

O público que se fez presente ao ginásio pode, no entanto, acompanhar um confronto bastante equilibrado, com alternância das equipes à frente do placar. O primeiro quarto da partida terminou 20 a 16 em favor da equipe Livre. Já o segundo quarto foi vencido pela equipe Master, por 22 x 21, fechando o primeiro tempo da partida em 41 (Livre) x 38 (Master). No terceiro quarto, a equipe Master buscou a recuperação, atacou e defendeu-se melhor, fechando o quarto com o placar de 18 x 14, assumiu o placar e acirrou o confronto, totalizando, portanto, 56 (Master) x 55 (Livre). No último quarto, as equipes se equilibraram até o finalzinho da partida, mas a equipe Livre conseguiu anotar 22 pontos e permitiu que a equipe Master anotasse 17 pontos, fechando a partida com o placar de 77 x 73 a seu favor.

Pela equipe Livre, jogaram e pontuaram: João Henrique Caparroz, Allan Oliveira (15), Thiago Silva (17), Vilter Miura (02), Thomás Freitas (22), Victor Yago Pereira, Júlio Aldrigue (01), Thiago Dan (14) e Oswaldo Valente (06).

Pela equipe Master, jogaram e pontuaram: Gustavo Silva (03), João Tunussi (05), Osvaldo Paz Landin (04), Carlos "Birigui"(17), Márcio Fister (02), Robson Cruz (08), André Salviano (19), Fábio Galan (07), Adagoberto Navarro (04) e Renato Silva (04).

Antes do início do confronto, que contou com a animação do Secretário Interino de Esportes Ademir Molina, promovendo uma verdadeira festa esportiva, o público pode, além de interagir em várias brincadeiras, ainda, acompanhar uma disputa de habilidades entre os jogadores das equipes: houve torneio de arremessos de três pontos, vencido pelo atleta Vilter Miura; percurso de habilidades, vencido pelo atleta Thiago Silva; disputa de lances livres, vencido pelo atleta Júlio Aldrigue, além de percurso finalizado com enterrada, vencido pelo atleta Thiago Dan.

Comentários