Páginas

domingo, 4 de junho de 2017

UNESP recebe alunos da Universidade de Rio Verde


 
Nesta sexta-feira (02/06) a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu a visita técnica dos alunos da Universidade de Rio Verde - UniRV que vieram de Goiás para conhecer as experiência, as pesquisa e os trabalhos de extensão em agricultura irrigada com foco no manejo da irrigação e no monitoramento climático do Noroeste Paulista.

 Foram recebidos no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira,
que apresentou sua equipe, deu as boas vindas aos estudantes de Engenharia Agronômica e Ambiental da UniRV coordenados pelo Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos e ainda fez uma abordagem geral sobre o que os alunos iriam conhecer ao longo do dia de hoje e sábado e da importância para a formação técnica e profissional. Destacou também a comunicação praticada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo a democratização do conhecimento e da informação e a transparência de ações como um dos fundamentos do trabalho coordenado por ele.
 
Em seguida a graduanda em Agronomia Júlia Trindade fez a apresentação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira que são operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP ensinando aos visitantes como acessar os dados e informações transmitidas. Diego Feitosa explicou todo o funcionamento das estações automáticas e seus receptivos sensores que puderam ser conhecidos na visita à Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira e assim vivenciaram na prática todo o processo coleta de dados em tempo real e disponibilização dos dados para a sociedade com a atualização a cada cinco minutos no Canal CLIMA da UNESP, incluindo a evapotranspiração, necessária para se realizar o manejo correto da irrigação.

De volta ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP,  a graduanda em Engenharia Civil e Bolsista PROEX Giulia Marcucci, que é a responsável pelas atividades desenvolvidas na extensão, apresentou o projeto de Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, mostrando qual a importância da manutenção e estatísticas dos 6 canais de comunicação operados pela da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e das nove estações agrometeorológicas e a área de abrangência do monitoramento ambiental.
 
Sábado
A visita técnica continuará neste sábado com aulas práticas com a Avaliação dos Sistemas de Irrigação, uso e operação do software SMAI - Sistema para Manejo da Irrigação desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, Manejo da Irrigação via Solo e via Clima e ainda Qualidade da Água para Irrigação.
Agradecimento
Em sua apresentação o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez além das boas vindas e depois de informar que  Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira considera uma atividade permanente de sua Equipe receber visitantes, fez questão de agradecer a presença "a presença de vocês aqui tem um significado muito importante para nós, primeiro porque mais pessoas ficam conhecendo nossas pesquisas e nossas preocupações e como lidamos com elas, pois porque quando nossos alunos ensinam a vocês, estão fortalecendo o aprendizado e assim, estão, sem perceber, se tornando melhores profissionais e qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. Assim, perguntem, explorem nossos Orientados, será um prazer ensinar", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário