Jantar na APEP marca comemorações do Dia do Procurador do Estado do Paraná

Perante a Constituição Federal, carreira de procurador do Estado tem status de função essencial à justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito

Para comemorar o Dia do Procurador do Estado do Paraná, a APEP promoveu um jantar de confraternização no último sábado, dia 27 de maio. Cerca de 100 pessoas entre associados e convidados participaram do evento realizado na sede da entidade.
O Dia do Procurador no Paraná foi instituído no Calendário Oficial do Estado por meio da Lei nº 16.140 em 2009. A data escolhida, 29 de maio, remete ao dia em que a Consultoria-Geral do Estado foi transformada em Procuradoria-Geral, no ano de 1971.

Segundo o presidente Eroulths Cortiano Junior, a data remete a reflexões. "Nos faz lembrar da história e da evolução da Advocacia Pública estadual. De que temos muito o que comemorar com as conquistas alcançadas, mas ainda que lutar por outros direitos de prerrogativas e autonomia profissional dessa categoria que integra uma instituição tão imprescindível ao funcionamento do Estado, como é a PGE-PR", salientou o presidente da APEP.

A Constituição de 1988 reconheceu na carreira de procurador de Estado o status de função essencial à justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito. Também estabeleceu ao procurador o dever de militar pela legalidade e pelo interesse público na realização das políticas públicas, alçando as Procuradorias à condição de instituições de Estado, responsáveis pela representação em juízo dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Atualmente, o quadro de procuradores do Estado do Paraná soma 273 profissionais em atividade, dos quais 199 prestam serviço na capital, 69 estão distribuídos nas regionais do estado e 5 atuam em Brasília.
Comemoração

O jantar comemorativo da APEP teve gastronomia da culinária árabe, dança típica e sorteio de diversos prêmios. A associada Amanda Louise Ramajo Corvelo Barreto foi contemplada com uma Smart TV 42" e a procuradora Vera Grace Paranaguá Cunha, ex-presidente da APEP, ganhou uma torradeira. O associado Ítalo Cisneiros foi o sorteado para receber uma adega e a associada Maria Josiane Fronczak da Cunha foi contemplada com um forno elétrico.
O procurador aposentado Fernando Antonio Miranda ganhou uma cafeteira da Nespresso e o também associado aposentado Almir Hoffmann de Lara foi o sorteado para levar para casa uma cafeteira Nescafé Dolce Gusto, patrocinada pela Unimed Paraná, além de diversos outros associados que foram contemplados com chocolates da Kopenhagen e vouchers para retirada de livros na Livraria da Travessa.

Comentários